Pela madrugada, alguns homens das tropas de Vidal de Negreiros e Fernandes Vieira, que sitiavam o Recife, abordam e queimam um patacho holandês fundeado no Capibaribe 0 06/11/1647
Pela madrugada, alguns homens das tropas de Vidal de Negreiros e Fernandes Vieira, que sitiavam o Recife, abordam e queimam um patacho holandês fundeado no Capibaribe
6 de novembro de 1647, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Essa obra foi construída por ordem de Vidal de Negreiros e Fernandes Vieira.No dia 6 de novembro, desmascarou-se a fortificação e rompeu o fogo sobre o forte Waedesburgh ou Driehock (Três Pontas), Mauritzstad e o Recife.“Logo que o inimigo derrubou o bosque que a cercava [diz Nieuhoff], nós descobrimos pelo fogo e pelo troar dos seus canhões que começaram a fulminar sem descanso a cidade e produziram consternação, que não poderia facilmente ser descrita, refugiando-se muita gente nas adegas, para evitar as balas inimigas.Assisti a espetáculos verdadeiramente tristes. Uma sobrinha do almirante Lichthardt, que estava de visita a uma amiga recém-casada, teve as duas pernas arrancadas por uma bala, que ao mesmo tempo matou a noiva... fui testemunha desta desgraça. Pouco depois escapei de igual desastre, pois, enquanto conversava com alguns moradores, estando eu a rondar, dois deles foram mortos por uma bala e outro teve as duas mãos despedaçadas no momento em que acendia o cachimbo [...] Muitas casas foram arrasadas, muitos holandeses foram mortos ou feridos, a filha mesmo do falecido almirante Lichthardt, divertindo-se a costurar em um local baixo de sua casa, foi dali arrancada [...]”, referiu um fidalgo francês na Gazette de France, no 41 (extraordinário) de 20 de março de 1648.Segundo a mesma autoridade, a bateria tinha 12 peças de bronze, tomadas, com OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO 612 35 outras, aos holandeses. Este forte, tendo ficado quase desguarnecido por ocasião da primeira batalha dos Guararapes (19 de abril de 1646), foi ocupado pelos holandeses, que o melhoraram e lhe deram o nome de Altenar. Só a 19 de janeiro de 1654 voltou ao nosso poder.
Caramuru Data: 01/01/1524 01/01/1524
ID: 9237
Igreja Saint Vincent de Saragosse Data: 30/07/1524 30/07/1524
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.