Segundo um assento em catálogo antigo dos governadores, citado por Jaboatão (p. 2, v. I, adit. 2), foi neste dia solenemente instalada a cidade do Salvador, depois chamada de São Salvador da Baía de Todos os Santos - 01/11/1549
Segundo um assento em catálogo antigo dos governadores, citado por Jaboatão (p. 2, v. I, adit. 2), foi neste dia solenemente instalada a cidade do Salvador, depois chamada de São Salvador da Baía de Todos os Santos
1 de novembro de 1549, terça-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1549 — Segundo um assento em catálogo antigo dos governadores,citado por Jaboatão (p. 2, v. I, adit. 2), foi neste dia solenemente instaladaa cidade do Salvador, depois chamada de São Salvador da Baía de Todosos Santos, tomando Tomé de Sousa posse do cargo de governador-geraldo estado. Cumpre, porém, advertir que Tomé de Sousa desembarcouno dia 29 de março junto das ruínas da capela da Vitória, onde estava aprimitiva povoação, fundada pelo donatário Francisco Pereira Coutinho,e que um mês depois (em fins de abril) mudou o seu acampamento edeu começo à fundação da nova cidade no alto da montanha, entre olugar que depois se chamou terreiro de Jesus e o largo do Teatro, hojepraça Castro Alves. Aí traçou as ruas e as praças, e fez construir casascobertas de palha, dentro de uma cerca, que logo substituiu por muralhasde taipa, com duas albarrãs para o lado do mar e quatro para o dointerior. Dentro dessas muralhas, o padre Manuel da Nóbrega levantoua capela de Nossa Senhora da Ajuda, a primeira matriz, e obteve paralocal do colégio um teso extramuros, chamado então monte Calvário.Dois caminhos em ladeira (do Pau de Bandeira e da Misericórdia) foramabertos entre as portas da cidade e a praia. No dia 20 de junho (festa deCorpus Christi), a nova cidade já estava fundada, pois em carta de 9 deagosto diz Nóbrega: “Outra procissão se fez no dia de Corpus Christi,mui solene, em que jogou toda a artilharia que estava na cerca, as ruasmuito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal.” Emcarta do dia seguinte, acrescentava: “Pode-se já contar umas cem casas, ese começa a plantar canas-de-açúcar, e muitas outras coisas para o misterda vida.” A data indicada por Jaboatão para a instalação da nova cidade(1o de novembro de 1549) pode ser exata; no entanto, Nóbrega nenhumamenção faz dessa cerimônia, e sabe-se que nesse mesmo dia ele embarcoupara Porto Seguro na esquadra que foi visitar a costa (ver a sua carta de 6de janeiro de 1550).
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!