'Combate de Casa Forte 0 17/08/1645 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1641
1642
1643
1644
1645
1646
1647
1648
1649
Registros (102)Cidades (21)Pessoas (50)Temas (33)


Combate de Casa Forte
    17 de agosto de 1645, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


1645 — Combate de Casa Forte. Vidal de Negreiros e FernandesVieira atravessam o Capibaribe (ver o dia anterior) e atacam os holandesesentrincheirados no engenho de Nassau, chamado pelos nossos, desdeessa ocasião, Casa Forte, nome que ainda conserva o lugar, hoje um dossubúrbios do Recife. Camarão cortou a retirada ao inimigo, ocupandoos caminhos que conduziam para o Recife. Depois de algumas horasde resistência, quando os nossos iam incendiar a casa do engenho,capitularam os holandeses, com a condição de terem a vida salva. Vidalacrescentou de seu punho nesse documento: “Estes senhores irão parao cabo de Ipojuca, a fim de embarcarem na Armada... Concedemos queos oficiais conservem as suas espadas, o que prometemos sob palavrade cristãos (assinado) André Vidal de Negreiros.” Renderam-se 322homens, incluídos neste número uns cem índios e o coronel Hendrikvan Haus, comandante em chefe das tropas holandesas no Brasil, JohanListry, comandante-geral dos índios, Blaer e mais nove oficiais. Duranteo combate, teve o inimigo 37 mortos, entre os quais um tenente. A nossaperda foi de 18 mortos e 35 feridos, sendo dos primeiros um alferese, dos segundos Henrique Dias (seu sétimo ferimento nessa guerra) eos capitães Domingos Fagundes (pardo) e Gomes Taborda. Os índiosrendidos, quando saíam, ainda armados, foram atacados e exterminadospelos nossos. Depois desta vitória, que completou a do dia 3, Vidalde Negreiros deixou Fernandes Vieira diante do Recife e foi reforçarSoares Moreno, que sitiava o forte do pontal de Nazaré.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.