Por uma carta desta data dos governadores holandeses no Recife, sabe-se que eles fizeram sair para cruzar nas águas da Bahia a esquadra do almirante de With 0 09/07/1648
Por uma carta desta data dos governadores holandeses no Recife, sabe-se que eles fizeram sair para cruzar nas águas da Bahia a esquadra do almirante de With
9 de julho de 1648, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
1648 — Por uma carta desta data dos governadores holandeses noRecife, sabe-se que eles fizeram sair para cruzar nas águas da Bahia aesquadra do almirante de With. Com essa esquadra, sustentaram renhidoe desigual combate, diante da barra da Bahia, depois de 27 de julho, osgaleões portugueses Rosário e S. Bartolomeu, pertencentes à esquadrade Luís da Silva Teles (e não a do conde de Castelo Melhor). O S.Bartolomeu foi tomado após heroica resistência, tendo-se metido entreos navios inimigos para socorrer o Rosário. Este último, já desmantelado,sofreu a abordagem dos navios Gysseling, em que estava o vice-almiranteMathys Gielissen, e Utrecht, do capitão Jacob Powell. O comandante doRosário, vendo-se perdido, mandou lançar fogo ao paiol: o seu naviovoou em pedaços, e os dois holandeses foram a pique. De tão heroicofeito diz Porto Seguro: “Apenas temos conhecimento por um ofício deSchkoppe, e sentimos que, com a notícia dele, nos não seja possíveltransmitir o nome do destemido e abnegado oficial, que lançou fogo aopaiol e deixou, nas águas do Brasil, às gerações futuras, um exemplo de EFEMéRIDES BRASILEIRAS393tão nobre heroísmo.” O comandante do Rosário era frei Pedro Carneiro,da Ordem de Malta, e do Bartolomeu, também morto neste combate,chamava-se Francisco Brandão. A bordo do Rosário estava o jovemdom Afonso de Noronha, segundo filho do conde de Linhares (Ericeira,Portugal restaurado, II, 255; Santa Teresa, Guerre del Brasile II, 133; J.Barbosa Machado, Fastos políticos e militares, I, 611).
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.