| Proclamação de Manuel de Carvalho Pais de Andrade, chefe da revolução pernambucana | | 2 de julho de 1824, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
1824 — Proclamação de Manuel de Carvalho Pais de Andrade,chefe da revolução pernambucana, convidando as províncias do norte OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO384a formarem República independente com o nome de Confederaçãodo Equador. Desde 20 de março havia começado em Pernambuco aguerra civil, tendo-se oposto Pais de Andrade à posse de Francisco PaisBarreto (depois marquês do Recife), presidente da província nomeadopelo imperador. Pais Barreto fortificou-se em Barra Grande e aí esperouos reforços que pedira ao governo imperial. Esta rebelião separatistaficou vencida em Pernambuco a 17 de setembro, rendendo-se a 28 denovembro os seus últimos partidários, que haviam penetrado no Ceará.
OII!
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. |