Morre no Rio de Janeiro o chefe da divisão Jacinto Roque de Sena Pereira
28 de junho de 1850, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1850 — Morre no Rio de Janeiro o chefe da divisão Jacinto Roquede Sena Pereira. Foi ministro da Marinha e diretor da Escola da Marinha.Distinguiu-se em vários combates no rio da Prata, sobretudo, em 1826 eem 1828. Em 1827, comandando a flotilha do Uruguai, sofreu completaderrota perto da ilha do Juncal (9 de fevereiro). As Memórias e reflexõessobre o rio da Prata por um oficial de Marinha brasileira, trabalhocuja publicação ficou interrompida, tratam dos seus serviços militares.Foram redigidas por seu filho, o jornalista Emílio Sena.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.