Primeiro encontro de armas, na Guerra da Restauração de Pernambuco
17 de junho de 1645, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
1645 — Primeiro encontro de armas, na Guerra da Restauraçãode Pernambuco. O capitão-mor Amador de Araújo, senhor do engenhoTabatinga, e o pardo Domingos Fagundes, logo depois nomeado capitão,atacam e aprisionam o destacamento holandês de Ipojuca e apoderamse de duas embarcações que iam transportá-lo para o Recife. Esteataque deu-se no dia 17, e não no dia 19. O tenente Jacob Flemming,citado pelo visconde de Porto Seguro, não estava aí: partiu do Recifepara Ipojuca, em consequência da notícia dessa agressão. DomingosFagundes já tinha 14 anos de campanha e três ferimentos.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.