Brás Cubas toma posse do cargo de capitão-mor da capitania de São Vicente
Atualizado em 02/05/2025 01:17:17
• Fontes (1)
•
•
•
1545 — Brás Cubas toma posse do cargo de capitão-mor dacapitania de São Vicente (Madre de Deus, Memórias, p. 103) e concede,no dia 19, o predicamento de vila ao porto de Santos (foral aprovadopor Tomé de Sousa em 8 de fevereiro de 1552), que ele começara apovoar pelo ano de 1543, em que, segundo a inscrição em sua campa,fundara aí uma casa de misericórdia, primeiro estabelecimento dessegênero criado no Brasil (ver 25 de setembro de 1536).
Brás Cubas toma posse do cargo de Capitão-Mor da Capitania de São Vicente, segundo assevera Frei Gaspar da Madre de Deus, em suas “Memórias para a História da Capitania de São Vicente”. Entre seus primeiros atos, destaca-se a 19 do mesmo mês, a concessão do fôro de vila ao povoado de Porto de Santos, nome abreviado de “Todos os Santos”m, designação do hospital edificado pelo ilustre capitão-mor.
A não ser que eu esteja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pela razão clara pois não confio nem no papa ou em concílios por si sós, pois é bem sabido que eles frequentemente erraram e se contradisseram) sou obrigado pelas Escrituras que citei e minha consciência é prisioneira da palavra de Deus. Não posso e não irei renegar nada, pois não é nem seguro e nem correto agir contra a consciência. Que Deus me ajude. Amém.