'A fragata brasileira Imperatriz, de 54 bocas de fogo, fundeada diante do porto de Montevidéu, é atacada pelo almirante argentino Brown 0 28/04/1826 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1822
1823
1824
1825
1826
1827
1828
1829
1830
Registros (104)Cidades (26)Pessoas (40)Temas (47)


A fragata brasileira Imperatriz, de 54 bocas de fogo, fundeada diante do porto de Montevidéu, é atacada pelo almirante argentino Brown
    28 de abril de 1826, sexta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31


1826 — A fragata brasileira Imperatriz, de 54 bocas de fogo, fundeadadiante do porto de Montevidéu, é atacada pelo almirante argentino Brown,que tinha às suas ordens sete navios montando 116 bocas de fogo. Oataque começou à 1h da madrugada de 27 para 28 de abril e durou apenasum quarto de hora, retirando-se então os argentinos em razão da enérgicadefesa que encontraram e por verem que os outros navios da nossaesquadra já estavam em movimento (nos jornais do tempo, publicou-seinexatamente que o combate durou cinco quartos de hora). Foi mortono começo da ação o comandante da Imperatriz, capitão de fragata LuísBarroso Pereira, natural de Minas Gerais, mas teve digno substituto napessoa de seu imediato Rebelo da Gama, de valor já provado em heroicocombate que sustentou nas costas da Guiana Francesa.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.