'Morre no Rio de Janeiro o mestre de campo Luís Barbalho Bezerra - 15/04/1644 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1640
1641
1642
1643
1644
1645
1646
1647
1648
Registros ()Cidades (11)Pessoas (61)Temas (20)


Morre no Rio de Janeiro o mestre de campo Luís Barbalho Bezerra
    15 de abril de 1644, sexta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


1644 — Morre no Rio de Janeiro o mestre de campo Luís BarbalhoBezerra, o mais ilustre dos comandantes brasileiros no primeiro períododa guerra contra os holandeses. A marcha que realizou em 1640, do RioGrande do Norte à Bahia, vencendo em vários encontros a oposição queencontrou no percurso do extenso território ocupado pelos holandeses,constitui episódio dos mais gloriosos da nossa história militar. Suaúltima vitória, uma das mais sangrentas dessa guerra, foi alcançada norio Real a 10 de setembro do mesmo ano. Luís Barbalho era naturalde Pernambuco. Ao falecer, ocupava o cargo de governador e capitãogeneral da capitania do Rio de Janeiro. Foi sepultado na capela-mor daigreja dos Jesuítas, no morro do Castelo.





OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.