O primeiro-tenente tenta capturar duas cantoneiras portuguesas
30 de janeiro de 1823, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1823 — O primeiro-tenente João Francisco de Oliveira Botas,comandante da nossa esquadrilha de Itaparica, faz-se de vela comcinco canhoneiras, para capturar duas que se haviam destacado da linhaportuguesa. Acodem, porém, o brigue Audaz e outros navios, ficandoos portugueses com 13 embarcações. O comandante Botas retrocedeentão, e a canhoneira 25 de junho (cinco canhões), em que tinha a suainsígnia, encalha nas coroas próximas às ilhas das Fontes. Aí resistemos navios brasileiros durante duas horas até que, desencalhando o naviochefe, passam todos eles por entre o inimigo e continuam o combate,já sob a proteção das baterias de Itaparica. Pouco depois, a esquadrilhaportuguesa veleja em retirada, desistindo do ataque. Do nosso lado,tomaram parte nesta ação, além da citada canhoneira, a Pedro I(segundo-tenente J. Antônio Gonçalves, um rodízio), Leopoldina(segundo-tenente André Avelino Pereira, cinco canhões), Januária(primeiro-tenente Boisson, cinco canhões), e Vila de São Francisco(Filipe Álvares de Oliveira, um rodízio).
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.