Wildcard SSL Certificates
registros  
Itavuvu: mais um "talvez"
03/04/2022

Difícil explicar ser Itavuvu a Itapebuçú escrita em 1752 por Pedro Taques de Almeida Pais Leme (1714-1777). Na tentativa de retirar a "neblina" acerca da nossa História, recentemente o pesquisador Vanderlei Silva propôs a “Denominação De Local Nas Origens De Sorocaba Possivelmente Em Hebraico”, apreciada por mim e também pelo experiente João Barcellos” [12].

Especificamente ligada a "Tavorú", e, cujas semelhanças com a minha "Tabubú", proposta pouco antes [11], ambas contemporâneas e ignoradas por Pedro Taques, levou-me, ao acaso, considerar uma nova origem ao nome do "berço" da cidade de Sorocaba.

Anterior a todas, nenhum autor considerou o que consta no "Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos" para a Cidade de Tatuí, de 2013:

Foram os Bandeirantes os primeiros que estiveram na região, afugentando os indígenas os quais viviam em suas tabas no ângulo formado pelos rios Sorocaba e Tatuuvu, hoje Bairro da Barreira. Em 1680, Paschoal Moreira Cabral e seu irmão, o Alcaide Jacynto Moreira Cabral, acompanharam Frei Pedro de Souza nas explorações do Morro Araçoiaba, em busca de metais.

Os irmãos Cabral, Manoel Fernandes de Abreu e Martins Garcia Lumbria, autorizados por Carta Régia de 05 de fevereiro de 1682, levantaram a Fábrica de Ferro do Ipanema, em Araçoiaba da Serra, criando também a povoação de Nossa Senhora Del Papolo, que obteve o título de Paróquia. Com a construção da Fábrica, algumas pessoas foram residir na região, determinadas a se entregarem à agricultura.


Também na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXV, de 1927:

Tatuhy através da História - Tatuuvú - Tatuhú - Tatuhibi - Tatuy - Tatuhy. Foram, certamente, os bandeirantes, na sua faina de descobrir tesouros, os primeiros que, na sua passagem para o Sul, aqui estiveram, afugentando os nativos que edificaram as suas tabas, no Caguaçú e no angulo formado pelos rios Sorocaba e Tatuuvú ou Tatu-guaçú (hoje bairro da Barreira) lugares onde se encontraram cemitérios dos naturais destas paragens.Não encontramos monumentos deixados por esses sertanejos que nos orientem sobre os primitivos habitantes de nosso município.

Entretanto, cientes pelas informações do venerado ancião, de saudosa memória, Francisco Pinto de Campos, (Chico Luciano) de que, ao redor da cruz línea, que se conserva, em seus campos, no planalto do Tatuhy-mirim e á margem esquerda do Vai-e-Vem, existiu uma povoação e que aquela cruz era a do cemitério, que se encontra atrás da respectiva capela, investigamos, com o máximo interesse e, em Azevedo Marques (Chronologia Paulista) lemos que Paschoal Moreira Cabral, em 1680, com seu irmão, o alcaide Jacinto Moreira Cabral, acompanhou Frei Pedro de Souza nas expedições do morro Araçoyaba, em busca de metais.

Os irmãos Cabral e mais Manoel Fernandes de Abreu e Martim Garcia Lumbria, autorizados por carta régia de 5 de maio de 1682, levantaram a fábrica de ferro do Ipanema, em Araçoyaba, e, diz Azevedo Marques, Cabral fundou também a povoação de Nossa Senhora Del Popolo, que existiu no distrito de Sorocaba e que, segundo a tradição, deu origem á, hoje, cidade de Tatuhy.


No entanto, por vários motivos é pouco provável tratar-se da atual cidade chamada Tatuí. O primeiro deles escrito pela mesma Revista: Ora, onde seria essa povoação de Nossa Senhora del Popolo de que não pudemos achar notícia, povoação do distrito de Sorocaba e que desapareceu, dando origem á cidade de Tatuhy?

Respondo: sabe-se que foi construída por Paschoal Moreira Cabral entre 1679 e 1680, porém, no terreno da casa grande da Fazenda de São Francisco, em Votorantim. [1]

Tatuí só seria fundada em 11 de agosto de 1826, mais de 150 anos depois [5], distante de Sorocaba ser, em linha reta 44.16 km, mas a de condução é 62 km, entendo como definitiva a opinião escrita já em 1938, por Luís Castanho de Almeida (1904-1981), e considero impossível o Tatuuvú ser Tatuí:

"Esta mudança, em vida do nosso fundador, ou mesmo depois, só tem uma explicação: ele ou os seus companheiros, ou todos eles, desistiram de uma riqueza imediata das minas, para cuidarem da agricultura, porquanto é impossível, ainda hoje, morar no Itavovú e ir a pé trabalhar no Ipanema, mais de uma légua." [9]

1° - A origem do erro Tatuiense

Cada vez mais intrigados, por informações tão vagas e sedentos de descobrir a origem mais remota do nosso berço natal, continuaram suas pesquisas e foram deparar, no Dicionário Geográfico de Milliet de Saint Adolphe, de 1845, com 3 trechos, que requerem nossa atenção:

1 - São João d´Hipanema - Freguesia da província de São Paulo, no distrito de Sorocaba, de que fica arredada 3 léguas, sobre o ribeiro Hipanema. Sua igreja foi edificada em 1810 para os oficiais da real fábrica de ferro, com o orago de São João Batista, e elevada á categoria de paróquia por decisão régia de 19 de agosto de 1817.

No ano seguinte, transferiu-se a pia para uma capela que havia em Tatuhú, que foi então chamada São João de Bem Fica. É o no term desta freguesia, que foi desanexado do de Sorocaba, que está situada a serra Guaraçoiava, onde o Vicentista Afonso Sardinha descobriu em 1578 uma mina de ferro que tirou grande proveito por conta de D. Francisco de Souza, herdeiro de Martim Afonso de Souza, e seu irmão Pedro de Souza, primeiros donatários das capitanias de São Vicente e de Santo Amaro.

2 - Tatuhú - Freguesia da província de São Paulo, no distrito da cidade de Sorocaba. Um sítio agreste chamado Tatuhú achava-se ermo de gente e de casas no principio do século em que estamos, tendo-se em 1810 fundado a fábrica de ferro de São João de Ipanema, alguns indivíduos se determinaram a ir residir para aquele sítio, resolutos a entregar-se á agricultura. Passados sete anos, uma ordem régia proibiu toda espécie de agricultação nas terras doadas á fábrica de ferro, e pelo mesmo teor todo o gênero de negócio, e de corte de madeiras, por serem estas exclusivamente destinadas para alimentar as fornalhas da dita fábrica. Todos aqueles que não eram empregados nelas foram obrigados a deixar aquele sítio, e a maior parte deles se agregaram as primeiros povoadores de Tatuhú.

Informado o Bispo desta disposição régia assentou que devia despojar do título de paróquia a igreja de um estabelecimento particular, e transferi-lo a uma capela que o povo havia erigido á sua custa no sítio e povoação de Tatuhú; em consequência desta determinação, foi a sobredita igreja condecorada em 1818 com o título de paróquia, com o nome de São João de Bemfica. Todos os moradores deste termo são agricultores e comerciantes dos objetos de consumo da terra.


3 - Tatuí - Nova vila da terceira comarca da província de São Paulo. Era a povoação chamada Tatuibi, entre a cidade de Sorocaba e a vila de Itapetininga. Sua igreja, dedicada a N. S. das Dores, foi elevada á categoria de paróquia por decreto da assembléia geral de 9 de dezembro de 1830, e a assembléia provincial conferiu aquela nova freguesia o título de vila.

Entendo que o autor deixa claro a distinção entre a Tatuuvu de 1680 e a Tatuí fundada em 1819, pois esta, liga o autor á Fábrica de estabelecida somente em 1808.

Nova teoria

Iniciarei, a título de exemplo, o anarquista Joaquim Monteiro. Ele era português, estucador (tipo de gesseiro), natural de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. Era casado e tinha 30 anos em 25 de junho de 1920, data da sua expulsão do Brasil:

Que veio para o Brasil em 1911 a fim de trabalhar honestamente, tendo deixado em sua terra natal a família, composta de mulher e filhos; que chegado, com facilidade empregou-se como estucador em uma construção na aldeia campista; em mil novecentos e doze partiu para São Paulo tendo ido trabalhar umas obras na avenida Tiradentes de propriedade do Barão de Itatuhy; que algum tempo depois foi para Santos. [7]

Nota-se, em comum, Tavuurú, Tabubú e Tavorú, não possuem a letra "I" em seu início, e, não por coincidência, os dois primeiros documentos em que baseiam-se as teorias propostas por Vanderlei e por mim, são a Fazenda de Tavorú (1735) [3] e o bairro Tabubú (1763) [4].

A própria transformação de Tatuuvu em Tatuí, não faz sentido, tanto escrita como sonoramente. Existem, posteriormente, também a integração da letra "i" em ambos, inclusive "Tatuí", em diversos escritos, como provam as imagens que acompanham o texto, de 1902 [6] e 1912 [8], respectivamente.

Considerando a verdade conhecida por Historiadores, que grande maioria dos antigos documentos confundem-nos, como exemplo, entre as letras "u" e "v", "g" e "q", facilmente entende-se o erro dos primeiros escritores, lendo, talvez o "Tatuvú", tornando possível ser essa a origem da denominação Itavuvu.Foram resultados exibidos erroneamente pelo Google, na tentativa de "ler" tais documentos, contidos em imagens e arquivos do formato PDF, e terem Historiadores alterado o "H" contido no Tatuuhú, pelo "V" no Tatuuvu, e posteriormente este pelo "I", permite-me crer ser esta a mais antiga menção ao mais antigo bairro de Sorocaba, chamado hoje ITAVUVU.

Cidades relacionadas
Araçoiaba da Se367 registros
Cananéia173 registros
Cotia/Vargem Gr159 registros
Iperó141 registros
Itapecirica da 27 registros
Sorocaba8944 registros
Tatuí63 registros
Votorantim154 registros


RELACIONAMENTOS

Bairro Itavuvu124 registros
Bandeirantes758 registros
Capelas e igrejas antigas288 registros
Itapeva (Serra de São Francisco)111 registros
Jacinto Moreira Cabral11 registros
Pascoal Moreira Cabral Leme27 registros
“Sorocabanos” históricos1179 registros
Fazenda Ipanema296 registros
Bairro de Brigadeiro Tobias27 registros
Apereatuba37 registros
Luiz Castanho de Almeida9 registros
Terceira Fábrica em Ipanema33 registros
Serra de Araçoiaba45 registros
Pedro de Sousa Pereira49 registros
Pascoal Moreira Cabral18 registros
Ouro985 registros
Ferreiros/Metais113 registros
Caputera7 registros
Nossa Senhora do Pópulo3 registros
Fazendas60 registros
Cemitérios143 registros
Montanha Sagrada DO Araçoiaba95 registros
Minas de Nossa Senhora de Monserrate4 registros
Serra de Ibituruna4 registros
Maniçoba33 registros
Hernâni Donato2 registros
Cosme Fernandes60 registros
Caucaya de Itupararanga33 registros
Carijós/Guaranis303 registros
Caaguacu7 registros
Bituruna52 registros
Adolfo Frioli5 registros
Bossoroca registros
Tomé Batista, frei5 registros
Cahativa / Bacaetava78 registros
Luís Castanho de Almeida38 registros
João de Laet18 registros
Balthazar Fernandes259 registros
Ypanema3 registros
Otinga26 registros
Jardim Itanguá / Manchester7 registros
Inhayba29 registros
Indaiatuba em Sorocaba7 registros
Tordesilhas11 registros
Rio Itapocú30 registros
jjjjFontes/Referências:

[1] Jornal Cruzeiro do Sul (14.08.2011) Carolina Santana

[2] "História da Capitania de S. Vicente" Pedro Taques p.148

[3] https://brasilbook.com.br/r.asp?r=27811
[4] Correio Paulistano, 14.12.1941. Página 22.

[5] https://brasilbook.com.br/r.asp?r=27807
[6] Almanak Laemmert : Administrativo, Mercantil e Industrial (RJ) - 1891 a 1940

[7] https://brasilbook.com.br/r.asp?r=27828
[8] Jornal Correio Paulistano, 08.08.1912. Página 6

[9] Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXXV. 1938

[10] Os Anarquistas Portugueses no Brasil da Primeira República, 2011. Walter Vicente Barreto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo

[11] +Itavuvu: o Tabubú, 25.09.2022

[12] “Denominação De Local Nas Origens De Sorocaba Possivelmente Em Hebraico”, 07.11.2022. João Barcellos



Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP