Wildcard SSL Certificates
registros09/04/2025 16:27:59  
RUINAS DE SÃO FELIPE NO ITAVUVU
10/03/2022

O Bairro Itavuvu era chamado Bairro dos Quartéis devido as ruínas da antiga fortificação defensiva da antiga Vila de São Felipe. Estas ruínas ainda estão presentes no atual brasão de Sorocaba. O primeiro adotado em 1917.

Zulmiro de Campos, que assim o descreveu: “A Coroa mural de prata com quatro torres de três ameias e sua porta cada uma (...) Por timbre adotamos a coroa mural de prata com quatro torres de ameias e sua porta cada uma, porque existe a justificativa histórica das velhas taipas ou fortificações construídas no antido São Felippe, primitivo local da povoação sorocabana, no atual bairro do Itavuvú.Essa edificação data de 1600 ou de 1610, e até hoje a tradição conta que alí existiam construções de muros e cercas de paus grossos afectando a forma de fortalezas ou quartéis, com portaes altos como torres, em número de quatro. Ainda hoje se conhece o local da antiga povoação com o nome de Quartéis”. [1]

Aluísio de Almeida confirma em 1940: “Se o povo ficou chamando Itavuvu, inventou ainda outro nome: é o bairro dos Quartéis, por causa de umas ruínas até hoje existentes. Era de fato aquele povoado o mais próximo, então dos castelhanos e dos imensos povos de nativos contra quem era mister previdencia, tal como Piratininga foi também fortificada”. [2]


Bairro Itavuvu
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Montanha Sagrada DO Araçoiaba
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Pela primeira vez
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Leis, decretos e emendas
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
[1] Brazões e Bandeiras do Brasil, 1933. Clóvis Ribeiro. Páginas 250, 251 e 252

[2] Diário de Notícias, 01.09.1940. Página 13. Aluísio de Almeida

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.