Wildcard SSL Certificates
registros09/04/2025 16:27:59  
O GALO, O PEABIRU E ATAHUALPA, O ÚLTIMO IMPERADOR DOS INCAS
25/02/2022

Um exemplo da rapidez das comunicações via Peabiru é "o galo que desceu em Cananéia em 24 de janeiro 1502, [1] já em 1513 cocoricava na côrte Inca", assombrando de tal modo o reinante e o povo, que o futuro e último soberano fez-se chamar Ataulfa, palavra que significa o galo.

Esta rapidez na disseminação de elementos culturais prova quanto eram rápidas e ativas as comunicações através do continente. [2]

Somente em 16 de novembro de 1532, não pelo Peabiru, Francisco Pizarro chega ao Peru e captura o imperador inca, Atahualpa. [3]


Peru
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Castelhano/Espanhóis
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Diamantes, ouro e prata
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Caminho do Peabiru
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Guaianase de Piratininga
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Piqueroby
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Américo Vespúcio
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Cosme Fernandes
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
[1] “História Geral do Brasil” (1854-1857) Adolpho de Varnhagen / São Vicente Primeiros Tempos / "Historia De Santos" Francisco Martins dos Santos (12/1936)

[2] https://brasilbook.com.br/r.asp?r=24720

[3] ensina.rtp.pt

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.