Wildcard SSL Certificates
2019
2020
2021
2022
2023
2024
100
150
200
Registros (477)




NAO DSSS!!!



A origem dos terreiros de candomblé. Por Rainer Sousa, Graduado em História, Equipe Brasil Escola (data da consulta)
18 de dezembro de 202307/04/2024 09:31:44
Registrado por Adriano Koboyama

Desde os tempos coloniais, observamos que várias manifestações religiosas de origem africana se consolidaram em terras brasileiras. O batucajé, o calundu e o batuque são apenas alguns dos nomes que designavam as manifestações religiosas trazidas pelos negros e realizadas em diversas senzalas espalhadas pelas grandes fazendas do território. De forma muito diversa, a religiosidade africana se manifestava em cantos, danças, instrumentos percussivos, curas, magias e adivinhações.

Segundo a indicação de alguns pesquisadores, o desenvolvimento dos terreiros de candomblé passou a se manifestar a partir do século XVIII. Nessa época, o crescimento dos centros urbanos se tornava um ambiente propício para que vários negros se reunissem e organizassem experiências religiosas mais estáveis e regulares. Foi nesse contexto que o candomblé deu seus primeiros passos rumo à consolidação de uma experiência religiosa identificável.

A relação do candomblé com a cidade pode ser explicada através da situação dos escravos que ali viviam. Nos centros urbanos havia negros alforriados, escravos de ganho e domésticos que circulavam com maior frequência e, dessa forma, estreitavam seus laços com maior facilidade. Em contrapartida, as condições de trabalho mais rígidas e a própria dificuldade de locomoção determinavam maiores empecilhos para que algo semelhante ocorresse no meio rural.

Já no século XIX, era possível pontuar a existência de alguns sobrados antigos e casarões coletivos em que negros livres organizavam pontos de encontro para a realização de seus cultos. Apesar da existência da repressão imposta pelas autoridades oficiais, o candomblé dava seus primeiros passos formativos. No ano de 1889, a proclamação da República, precedida pela Abolição da Escravatura, também contribuiu para que as crenças afro-brasileiras se expandissem.

Nesta conjuntura inédita, os terreiros de candomblé foram sendo criados e dando forma aos rituais e crenças que o definiriam. Mais do que isso, também funcionaram como meio de confraternização e socialização de vários negros que saíam do meio rural visando outras oportunidades de emprego. Com isso, os terreiros também serviam como lugar de lazer, solidariedade e manutenção de uma memória coletiva que se mostrou essencial no surgimento desta rica prática religiosa.
A origem dos terreiros de candomblé. Por Rainer Sousa, Graduado em História, Equipe Brasil Escola (data da consulta)

Relacionamentos
-
Temas (5)
Escravizados
611 registros
Senzalas
24 registros
Música
129 registros
Leis, decretos e emendas
491 registros
África
93 registros


Você sabia?Brasilbook.com.br
15 de setembro de 1927 (Há 97 anos)
..........

Em 15 de setembro de 1927 Sorocaba foi palco de um fato curiosíssimo que alarmou a população. Ao meio dia, quando sol dardejava com intenso vigor, aquela rua, de súbito, foi coberta, inteiramente, numa extensão de cem metros, por uma tênue camada de sangue, caída, como chuva, de um jato. Até a noite, o sangue ainda cobria a terra, conservando-se, em muitos pontos, bem vivo e úmido. O fato tem despertado desencontrados comentários. A cidade está tomada de pavor geral. 6934§




Abraham Lincoln (1809-1865)
Brasilbook.com.br
..........

como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.




Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP