Wildcard SSL Certificates
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
Registros (124)



Cenografia e ethos discursivo em o Artigo do Mestre Masaharu Taniguchi
201307/04/2024 18:20:21
Registrado por Adriano Koboyama

Taniguchi (2007c) explica que recorre aos ensinamentos de várias religiões,pois todas são vistas como luzes de salvação irradiadas de um único Deus. Assim,na Judéia, irradiou-se há dois mil anos a luz da salvação, nascendo Jesus; e na Índia irradiou-se essa mesma luz há três mil anos, nascendo Sakyamuni(TANIGUCHI, op.cit., p. 17).

Tendo como característica, essa aceitação religiosa, são comuns, nas obras,em palestras e em cerimônias referências à Kojiki (mitologia japonesa), à Bíblia, àsescrituras budistas, aos ensinamentos e as práticas de seitas japonesas como Shin,Zen, Shingon. Conforme Taniguchi (2008, p. 21), devido a esse “acolhimento”, nãose deve falar mal delas, pois a SNI se funde com a essência de todas as religiões.Como exemplo dessa identidade religiosa, foi publicado, em 1960, o livroPreleções sobre a interpretação do Evangelho segundo João: à luz do ensinamentoda Seicho-No-Ie. Nesse livro, há a transcrição de várias preleções, sobre oEvangelho de João (Novo Testamento), feitas na Academia de TreinamentoEspiritual em Akasaka, Tóquio.No prefácio dessa obra, o autor afirma que o Evangelho segundo João deveser lido dezenas e centenas vezes, para que se compreenda os ensinamentos e apersonalidade espiritual de Cristo. Além disso, ele comenta que apesar de nãopertencer a nenhuma igreja cristã, ele leu a bíblia, sob inspiração divina, eapreendeu sobre a Vida de Cristo, e complementa, afirmando que as pessoas quepertencem às igrejas tradicionais, talvez, não estejam conseguindo apreender a Vidade Jesus.

Consequentemente, conforme Taniguchi (2009) argumenta, muitas religiõescristãs ocultam o valor da Vida de Jesus e, por isso, movimentos, como a SNI,pregam o valor intrínseco de Cristo, ou seja, pregam a Verdade comum a todas asreligiões. Além disso, ele adverte que a SNI não deve ser considerada umamiscelânia de religiões, já que:a sua doutrina se baseia em interpretações inéditas quese manifestaram em forma de revelações divinas e que [Página 33]

cego ao se lembrar de que quando era criança tinha acertado, com uma pedra, aestátua de Cristo, conforme vemos no recorte abaixo:

Deus, que é amor, jamais iria castigar um homem e torná-lo cego só porque uma pedra acertou casualmente a estátua de Cristo quando ele, na infância, simplesmente, brincava de jogar pedras. O fato de ele ter ficado cego não se deve auma punição de Deus; deve-se à sua própria convicção de pecador e à sua ideia depunição segundo a qual o pecador deve pagar os seus pecados através desofrimento e infelicidades.

Essa história remete o co-enunciador à expressão religiosa ‘jogar pedra cruz’que, popularmente, é usada quando a situação não está boa ou como sendo acausa/o motivo pelo qual surgem problemas na vida de uma pessoa e ao discursobíblico, presente em João, capítulo 8, versículo 8, que narra a história de umamulher que adulterou e foi levada, pelos fariseus e pelos mestres da lei, para serapedrejada. Jesus Cristo, ao ser consultado pela multidão sobre a lei de Moisés, diz“quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nela”.Diante dessa circunstância, o enunciador acessa, na memória do coenunciador, o sentido do ato de jogar pedra (ser pecador), e, por conseguinte, aconsequência desse ato (ser punido, castigado). Assim, há a interação entre oenunciador (aquele que ensina) e co-enunciador (aquele que aprende) e surge aoportunidade de serem apresentados os ensinamentos da SNI.Vemos essa ideia de castigo, de punição, nos seguintes recortes de Opensamento iluminador e as ciências naturais:Há casos em que o fogo destrói casas, o Sol mata as pessoas com seu calorabrasador [...]. Isso ocorre quando o ser humano contraria as Leis da Natureza. [Página 107]
*Cenografia e ethos discursivo em o Artigo do Mestre Masaharu Taniguchi

Relacionamentos
-
Pessoas (2)
testeMasaharu Taniguchi
9 registros / / 0 parentes
erroc2:testeJesus Cristo
19 registros / / 0 parentes
-
Temas (6)
erroc2:testeJapão/Japoneses
219 registros
testeBíblia
117 registros
erroc2:testeÍndia
19 registros
erroc2:testeDeus
36 registros
testeSeicho-no-ie
53 registros
erroc2:teste“Cristãos”
78 registros
Você sabia?
O primeiro empreiteiro de estradas no Brasil - Estrada de Minas - O ouro provindo das minas descobertas pelos paulistas transportado para São Paulo e daí para o Rio de Janeiro por via marítima, sendo embarcado em Santos ou em Parati. Esta circunstância excitava a cobiça dos piratas que operavam nos mares das costas e se apoderaram de muitos carregamentos. Neste ano foi assinalada a passagem em frente à barra do Rio de Janeiro, rumo ao Sul, de vários navios franceses que despertaram grandes suspeitas, tendo o governador mandado aviso a todas as povoações do Sul para que se acautelassem.
Provisão de Artur de Sá relativa ao Caminho Novo

344
É por demais conhecido o fato de que toda a empresa marítima portuguesa foi expressa pelos contemporâneos em linguagem religiosa e, mais ainda, missionária. Os contemporâneos nos dão a impressão de que, para eles, o maior acontecimento depois da criação do mundo, excetuando-se a encarnação e morte de Jesus Cristo, foi a descoberta das índias.
erro
erro registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP