Wildcard SSL Certificates
1840
1841
1842
1843
1844
1845
1846
1847
1848
Registros (51)




NAO DSSS!!!



A primeira rodovia para Santos, vencendo a Serra do Mar, é a chamada Estrada Velha de Santos (ou Estrada da Maioridade de D. Pedro II)
184424/04/2024 01:19:51

[k-1812] 1° fonte: 23/04/2024
Caminho do mar

Em 1839 Santos foi elevada à categoria de cidade e o porto registrou a maior movimentação de açúcar e café de sua história. Para que as mercadorias e as pessoas chegassem mais rapidamente e em maior quantidade ao litoral, tornou-se necessária a construção de uma nova via, passando pelo aterro de Cubatão, recém construído.Cinco anos depois foi entregue a Estrada da Maioridade, que pela primeira vez permitia o tráfego de carroças, além das mulas. Essa movimentação intensa e as chuvas torrenciais da região da serra degradaram a estrada rapidamente e, em 1864, ela foi entregue novamente ao uso público, com diversas modificações - inclusive em alguns pontos do percurso - que a tornaram mais segura e e rápida. Agora, a via era conhecida como Estrada Vergueiro.
ver fonte

Relacionamentos
-
Cidades (2)
Santos/SP
674 registros
São Paulo/SP
3529 registros
-
Temas (7)
Caminho do Mar
389 registros
Caminho São Paulo-Santos
50 registros
Estradas antigas
1152 registros
Pela primeira vez
907 registros
Estrada da Maioridade
5 registros
Mulas
20 registros
Cavalos
261 registros
Você sabia?
“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra ? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. — Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? — Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros maírs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também ? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.
Aceite certas verdades inescapáveis: os preços vão subir, os políticos vão saracotear, você, também, vai envelhecer. E quando isso acontecer.. Você vai fantasiar que quando era jovem os preços eram razuáveis, Os políticos eram decentes E as crinanças respeitavam os mais velhos. Respeite os mais velhos. E não espere que ninguém segure a sua barra. Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada, Talvez case com um bom partido, mas não esqueça que um dos dois pode de repente acabar.

Wear Sunscreen ou Sunscreen SpeechMary Schmich
2 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP