Wildcard SSL Certificates
1956
1957
1958
1959
1960
1961
1962
1963
1964
Registros (105)



Rompimento de barragem causou pânico em Sorocaba
26 de junho de 196004/04/2024 14:32:53

Rompimento da represa
Data: 26/06/1960
Créditos: Jornal da Noite/SP
Antônio Ermírio de Moraes($)(!)

Os primeiros minutos da noite de 26 de junho, quando se rompeu uma parte da barragem da represa Santa Helena, enchendo o Rio Sorocaba e inundando grande parte da zona ribeirinha, mais precisamente a Vila Albertina.

Há seis meses os operários da Votorantim, proprietária da Usina, constataram um rompimento num trecho da barragem.

O conserto da comporta, contudo foi sendo protelado dia após dias e finalmente, se rompeu ás 19 horas, quando as águas, vindas de Salto de Itupararanga, atingindo um nível d e2 metros de altura, além da barragem, causando o rompimento da mesma.

Nos primeiros minutos houve pânico geral entre as famílias moradoras das zonas ribeirinhas e as autoridades policiais de Sorocaba puseram-se de prontidão, a fim de cuidar do não rompimento, também da represa da Light, o que se acontecesse, ocasionaria uma tragédia em Sorocaba.

Batalhão de Caçadores

Tão logo tomou conhecimento do rompimento da barragem da Usina de Santa Helena, o comandamdante do 7o. Batalhão de Caçadores da Força Pública, colocou sua unidade de prontidão, oferecendo a cidade caminhões e homens que o que fosse necessário.

No momento em que as águas da represa atinigiram a casa de máquinas da Usina Santa Helena, ali se encontravam trabalhando os operários Lucidio Vicente e seu ajudante Francisco Cabello.

Esses homens, na iminência de morrerem afogados, abadanaram o local atravessando o vidro. E passaram a correr sob os canos exteriores, chegando assim a um ponto, até então não atingido pelas águas.

Na casa de máquinas as águas chegaram a um nível de 3 metros de altura.Após a divulgação da quase catástrofe, comparecerem alguns dos diretores da Votorantim, os quais percorreram demoradamente as instalações das várias seções da firma, inclusive a Votocel, cuja represa nada sofreu.

Os diretores da Votorantim, inclusive o Antonio Ermirioo de Morais, estiveram, também, nas zonas ribeirinhas da cidade, onde as águas, invadiram os quintais, atingiram a altura de quase 1 metro, devastando tudo o que encontrava pelo caminho.

Rompimento de barragem causou pânico em Sorocaba

Relacionamentos
-
Pessoas (1)
testeAntônio Ermírio de Moraes (1928-2014)
4 registros
-
Cidades (2)
testeSorocaba/SP10973 registros
sem imagemtesteVotorantim/SP225 registros
-
Temas (2)
testeRio Sorocaba
390 registros
erroc2:testeGrupo Votorantim
21 registros
Você sabia?
“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra ? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. — Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? — Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros maírs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também ? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.

75
Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir.
Napoleão Bonaparte (1769-1821)
31 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP