' Raposo Tavares foi eleito juiz ordinário, e logo a seguir, desistiu do cargo pois foi provido pelo conde de Monsanto no ofício de Ouvidor da Capitania de São Vicente - 26/02/1633 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1629
1630
1631
1632
1633
1634
1635
1636
1637
Registros (71)Cidades (26)Pessoas (70)Temas (55)


c
Raposo Tavares foi eleito juiz ordinário, e logo a seguir, desistiu do cargo pois foi provido pelo conde de Monsanto no ofício de Ouvidor da Capitania de São Vicente
26 de fevereiro de 1633, sábado. Há 392 anos
  
  
  
Em janeiro de 1633 foi eleito juiz ordinário, e logo a seguir, desistiu do cargo pois foi provido pelo conde de Monsanto no ofício de Ouvidor da Capitania de São Vicente.[0>

Em S. Paulo também a luta contra os jesuítas, que vinha desde os princípios, e que teve a sua primeira mostra no governo do capitão-mor Jorge Correia, continuou latente, e explodiu, porém, em violências, no ano de 1633. Os oficiais da Câmara, em diversas vereanças,fazem constar que “os reverendos padres induziam índios das aldeias”,“queriam usurpar as terras de Cotia e de Carapicuíba” e resolveram, a20 de agosto desse ano “botar fora da aldeia de Barueri os religiosos daCompanhia, que lá se achavam e fechar a igreja”, o que realizaram a 21desse mês. Os oficiais da Câmara nesse ano, Pero Leme, o moço, juiz, osvereadores Lucas Fernandes Pinto, Paulo do Amaral, e o procuradorSebastião Ramos de Medeiros, à frente de populares, foram os autoresdesse ato, para o qual concorreu decisivamente o ouvidor AntônioRaposo Tavares, nomeado pelo Conde de Monsanto, e que, a 26 defevereiro de 1633, deixara o cargo de juiz ordinário, por incompatibilidade entre os dois ofícios.[1]



76 de erro

Destaques


1° de 1 fonte(s) [29368]
Biografia de Antônio Raposo Tavares, dito o Velho. Consultada em ...
Data: 16 de maio de 2023



Ver texto completo

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.