Wildcard SSL Certificates
1911
1912
1913
1914
1915
1916
1917
1918
1919
Registros (45)




NAO DSSS!!!



No Itinga havia uma grande senzala, que era da família do Professor Toledo
191504/04/2024 17:05:46

Nasci em Sorocaba, nessa mesma casa na qual resido até hoje. Papaitambém era sorocabano. A mãe de papai veio do Itinga, região de Salto de Pirapora.Naquele local, havia uma grande senzala, que era da família do professor Toledo. Papaidescende do pessoal que viveu lá no período do escravismo, como a maioria dos negrosnascidos em Sorocaba. Minha avó veio ainda jovem pra Sorocaba e aqui teve três filhos.Papai foi o terceiro e nasceu quando o segundo já tinha dezoito anos. Isso fez com queele fosse praticamente filho único, pois titia Florinda casou-se e meu tio do meio foimorar em São Paulo, ficando só papai vivendo com meus avós. Minha avó eralavadeira. Lavava as roupas no Rio Sorocaba, assim como as demais lavadeiras docentro da cidade. Essa Rua Santa Cruz, onde se localiza minha casa, vai terminar namargem do Rio Sorocaba e era assim que vovó descia com as trouxas de roupas paralavar.Papai nasceu em 1915 e iniciou os estudos em meados de 1920. Tendosumido em lápis na sala de aula, o diretor “resolveu” que meu pai deveria ser o culpado,e foi assim que ele abandonou os estudos na terceira série, embora fosse muitointeligente. A partir dos nove anos, passa a trabalhar de aprendiz de alfaiataria,passando por diversos locais até abrir o negócio próprio, uma alfaiataria localizada nocentro da cidade de Sorocaba. Mamãe nasceu em Chavantes, interior do Estado de SãoPaulo também. Uma de suas irmã casadas veio residir aqui em Sorocaba durante 4 anose trouxe mamãe junto. Foi assim que começou a namorar papai, retornando a moraraqui depois de casada.
No Itinga havia uma grande senzala, que era da família do Professor Toledo

Relacionamentos
-
Pessoas (1)
Francisco de Paula Xavier de Toledo
63 registros
-
Cidades (2)
sem imagemSalto de Pirapora/SP
58 registros
Sorocaba/SP
10973 registros
-
Temas (3)
Escravizados
605 registros
Otinga
27 registros
Senzalas
24 registros
Você sabia?
A vinda do Apóstolo São Thomé á estas partes da América, e principalmente ao Brasil e ás regiões do Paraguay, está baseada em tais fundamentos, que d´ela não se pode duvidar.
*Revista trimensal do Instituto Histórico, Geográphico e Etnográphico Brasileiro, tomo XXVI
“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra ? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. — Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? — Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros maírs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também ? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.Jean de Léry (1534-1611)
8 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP