Para Sorocaba, pois, Ubaldino do Amaral Fontoura representa a fôrça e o gênio da República. Haja na memória de todos a lembrança grata de um jantar e reunião política promovidos pelo partido liberal e efetuados em casa do finado José Leite Penteado de saudosa memória, no dia 7 de setembro de 1868.
Nessa reunião, convocada expressamente para acentuar a atitude do partido liberal em face dos acontecimentos políticos que determinaram a subida dos conservadores a 16 de julho daquele ano. Ubaldino do Amaral e Cândido Barata, arrojados e atrevidos obreiros do porvir, definindo as posições, concluíram apoteosando a República, e brindando-a pelo partido, êmulos dos gloriosos heróis de 1831. a essa reunião e festa política pelo futuro glorioso da pátria brasileira:
Olivério José do Pillar, este Presidente da Câmara Municipal; José Antônio Cardoso, vereador; Francisco de Assis Machado, juiz de paz; João Lycio Gomes e Silva, empregado público (tabelião); José Antônio de Souza Bertoldo, Jesuíno Pinto Bandeira e Antonio Joaquim Lisboa Castro.