Wildcard SSL Certificates
2019
2020
2021
2022
2023
2024
100
150
200
Registros (477)CidadesTemas



História de Itapetininga - Resumida e sabatininga, jlnogueira.no.comunidades.net
15 de abril de 202304/04/2024 20:54:12

jlnogueira.no.comunidades.net/historia-de-itapetininga-resumida-e-sabatiningaBREVE HISTÓRIA DE ITAPETININGA

A primeira povoação surgiu em torno de um antigo pouso de bandeirantes, tropeiros ou negociantes de animais, nas proximidades do rio Itapetininga, nos séculos XVII e XVIII. Seu desenvolvimento começou por volta de 1750.

Domingos José Vieira, um português que veio para o Brasil e foi trabalhar nas minas de ouro de Apiaí, casou com mulher das minas de Paranapanema, atual Capão Bonito, tiveram filhos nascidos em Apiaí e em Itapetininga. Mudaram-se para cá em 1765.

Muito fizeram para que Itapetininga pudesse ser emancipada de Sorocaba e tivesse autonomia própria.

Em 5 de Novembro de 1770 o povoado foi erguido em Vila – a Villa de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga, tendo sido na ocasião levantado o pelourinho. Pelourinho é o local onde colocavam os escravos para serem castigados. Não só escravos como também bandidos e malfeitores.

São considerados fundadores de Itapetininga: Manoel José Braga, Domingos José Vieira, Simão Barbosa Franco e Salvador Oliveira Leme (o Sarutayá).O município foi criado a 1º de Janeiro de 1771 e no final do mesmo ano foi instalada a primeira paróquia - a Igreja da Matriz. A partir de então, Itapetininga começou a atrair comerciantes de todos os lugares do país.A Vila foi elevada à categoria de cidade no dia 13 de Março de 1855.Durante muitos anos o aniversário de Itapetininga foi comemorado no dia 13 de março.Não demorou muito para que os japoneses, libaneses, italianos e alemães viessem desfrutar de nossas riquezas, colaborando intensamente para o progresso que hoje se instala.Itapetininga, nome de origem indígena (tupi-guarani), significa pedra enxuta ou lageado seco, assim fundamentado historicamente. A tradução mais correta, porém, na opinião dos filologistas que pesquisaram o vocábulo, é laje seca ou enxuta, sendo Itape uma contração de Itapebe (pedra chata, rasa ou plana) e tininga (seco, seca ou enxuta).De acordo com a opinião do historiador Dr. Luiz Macedo, o nome de nossa cidade deveria ser Tapetininga, que significa caminho seco. Dizia isso baseado em documentos de 1700, segundo os quais o Governador da época determinou a abertura de um caminho novo para o Sul, que permanecesse sempre seco, em substituição ao antigo, que era constantemente encharcado".Cognome: "Terra das Escolas"; "Atenas do Sul", "Terra da Cultura" e "Terra da Hospitalidade" são cognomes utilizados para caracterizar Itapetininga, sua educação de qualidade, sua localização privilegiada no Sul do Estado, a cultura transmitida por seu povo e a hospitalidade garantida a seus visitantes.Santa Padroeira : A Santa Padroeira de Itapetininga é Nossa Senhora dos Prazeres.Fundação: 5 de Novembro de 1770Instalação da Sede de Comarca: 17 de Julho de 1852Elevação à Cidade: 13 de Março de 1855O Aniversário de Itapetininga é comemorado todos os anos no dia 5 de Novembro.Simbolos Itapetininganos:Brasão de Armas, Bandeira e Hino. SABATININGAPerguntas: 1 – Onde ficava o primeiro povoado antes da Fundação de Itapetininga? 2 – Quando foi fundada a Villa de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga? 3 – Onde foi levantado o Pelourinho em Itapetininga? 4 – Quais os nomes das pessoas responsáveis pela Fundação de Itapetininga? 5 – O que significa ITAPETININGA na língua tupi-guarani? 6 – Quais os cognomes recebidos por Itapetininga? 7 – Qual o nome da Santa Padroeira de Itapetininga? 8 – Que dia comemoramos o aniversário de Itapetininga? 9 - Durante muito tempo o aniversário de Itapetininga era comemorado em que dia? 10 – Quem nasce em Itapetininga é .............. 11 – Quem conhece a Lenda da Mula Roana? Sugerimos que você veja também a História do Comércio de Itapetininga.
História de Itapetininga - Resumida e sabatininga, jlnogueira.no.comunidades.net

Relacionamentos
-
Cidades (5)
sem imagemApiaí/SP
83 registros
sem imagemCapão Bonito/SP
51 registros
sem imagemItapetininga/SP
186 registros
sem imagemParanapanema/SP
97 registros
Sorocaba/SP
10973 registros
Você sabia?
Como explicar a colonização ter iniciado-se na América e não na África? A África era mais próxima e a conheciam melhor. O périplo africano inicia por volta de 1412, com a tomada de Ceuta. A viagem de Vasco da Gama foi 1497 e a de Bartholomeu Dias em 1499. Ou seja, temos quase 1 século de conhecimento da África. Mas a colonização deu-se na África, mas sim na América.
*“Portugal e Brasil: Antigo sistema colonial”; Fernando Novais; Curso de pós-graduação Geografia; youtube.com/watch?v=JsAXNoumgS8
“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra ? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. — Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? — Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros maírs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também ? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.Jean de Léry (1534-1611)
8 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP