1° de 1 fonte(s) [27490] Atas da Câmara da cidade de São Paulo: 1562-1596, volume I, 1967. Prefeitura do município de São Paulo Data: 1967, ver ano (80 registros)
Termo de como se fez câmara a de 30 de maio de 1590 - se ajuntaram em câmara os oficiais dela convém a saber Afonso Sardinha e Sebastião Leme vereadores e Fernão Dias juiz para assentarem coisas que são necessárias ao bem da republica e logo assentaram que ninguém venda carne de porco para fora desta vila e a guarde para a gente que vier para a guerra e não vendam com pena de ser perdida toda a quem assim venderem a metade para o conselho e a outra para o morador do campo e acusador / e assim mais todos os que tiverem porco ou porcas para que possam cevar os cevem e com tempo para se venderem a gente que vier do Rio de Janeiro ao socorro e outra mais gente com pena que se os não cevarem os percam da maneira atrás declarada e que todos os moradores se avien com carnes e mantimentos para acompanharem o sr. capitão e cada vez que ele quiser ir o sigam com pena de cinco cruzados, a metade para o conselho e outra para o meirinho do campo e acusador e não se chamando pois a ignorância dizendo que não foram avisados assentarão que se fizesse farinha para a gente do socorro do Rio de Janeiro e mais pessoas e que as pessoas que hão de fazer este mantimento lha mandassem fazer com pena de cinco cruzados para as despesas do conselho a metade e a outra para o meirinho do campo e acusador / e todo mantimento e carne que se vender não passara do preço acostumado que é a tostão o alqueire de farinha e o aratell e assim nas mais coisas se guardaram as posturas da câmara o que se cumprirão com pena de mil réis assim e da maneira acima declarada e de como assim o ordenaram mandaram fazer este assento e eu Belchior da Costa escrivão o escrevi - Sebastião Leme - Afonso † Sardinha - Fernão Dias. [p. 401]
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.