Wildcard SSL Certificates
1839
1840
1841
1842
1843
1844
1845
1846
1847
Registros (65)


Transcorridos sete anos, em 1843, houve a primeira publicação da estória do personagem Sete Orelhas em Português
184311/04/2024 00:30:39
Transcorridos sete anos, em 1843, houve a primeira publicação da estória do personagem Sete Orelhas em Português. Naquele ano, o escritor carioca Joaquim Norberto de Sousa Silva publicou no Rio de Janeiro a obra “Januário Garcia ou As Sete Orelhas”. Foi naquele ano que, pela primeira vez, o nome de família Garcia foi associado ao personagem Sete Orelhas. Na versão de Joaquim Norberto de Sousa Silva é a morte de um filho de Januário Garcia, esfolado vivo por sete capangas, que provoca a cruel vingança perpetrada por “Sete Orelhas”.Porém, foi o nome atribuído ao personagem “Sete Orelhas” por Joaquim Norberto de Sousa Silva, o nome de família “Garcia”, que foi o maior objetivo das perseguições iniciadas com a publicação de John Armitage em 1836. Isto se observa a partir de uma análise de uma genealogia desenvolvida no livro “O Sete Orelhas”. Nessa extensa genealogia, tendo como tronco o nome de família Garcia, observa-se que este nome de família identifica uma vasta descendência que se formou no Brasil a partir do Século XVIII. A genealogia se inicia com sete pessoas, cinco delas transformadas em colonos no Brasil, todas nascidas na ilha do Faial entre os anos de 1679 e 1706. São nomes dessa genealogia os colonos João Garcia Luís (1679-1736), Diogo Garcia (1690-1762), Antônio Garcia (1692- 1768), João Garcia Duarte (1700-1771) e José Garcia da Costa (1706- 7). A árvore genealógica formada demonstra que foi nas nascentes do rio Grande que a partir de meados do Século XVIII surgiram várias famílias no Brasil colônia. Com o passar do tempo, muitos membros dessas famílias unidas por laços sócio-culturais acabaram por descer o curso do rio Grande, espalhando-se pelas terras que margeiam este rio, chegando ainda no início do Século XIX a Mato Grosso e Goiás. Sobre o nome de família atribuído aos sete assassinos que teriam sido mortos na vingança de Januário Garcia, o “Sete Orelhas”, o nome de família “da Silva”, observa-se nesta extensa genealogia que este é o nome que identifica uma das famílias formadas a partir dos colonos Garcia. Trata-se de uma descendência que surgiu a partir de 1760 no antigo Turvo, hoje Andrelândia, Minas Gerais, do casamento de três colonos que assinavam o nome de família “da Silva”, parentes entre si, uma mulher e dois homens, com duas filhas e um filho do colono José Garcia da Costa, um dos nomes troncos da genealogia Garcia. A presença desta identidade sociocultural esparramada por muitas famílias em uma vasta região do interior do Brasil Colônia, vem esclarecer porque em meados do Século XIX os perseguidores deram ao personagem “Sete Orelhas” o nome de família Garcia. Buscavam os perseguidores a desagregação daquele grupo social mediante a introdução de um sentimento de repulsa ao nome que os unia, o nome de família “Garcia”.
Transcorridos sete anos, em 1843, houve a primeira publicação da estória do personagem Sete Orelhas em Português

Relacionamentos
-
Cidades (1)
Sorocaba/SP
11021 registros


Você sabia?Brasilbook.com.br
7 de março de 1608 (Há 416 anos)
..........

Em 1608 a palavra "Sorocaba" aparece pela primeira vez, na "Carta de dada de terras de Diogo de Onhate que lhe deu o capitão Gaspar Conqueiro no caminho de aldeia de Tabaobi". Diz o trecho:

(...) uma légua de terra em quadra tanto em comprimento como de largo de matos maninhos no sertão desta capitania junto do rio que se chama Perayb... começando de uma tapera que foi de .... Corrêa por o dito rio Perayb... abaixo de uma banda e da outra banda pelo mesmo mato ao longo do caminho que ia ao rio Nharbobon Sorocaba e sendo caso que do rio Pirayibig para a banda do campo não houver a légua de matos se encherá a dita légua ....... em quadra tanto de comprido como de largo da outra banda do dito rio Pirayibig que fique a dita légua de terra em quadra tanto de comprido como de largo e receberia merce que na dita petição é mais légua de terra em quadra (...)




Arnold Alois Schwarzenegger (n.1947)
Brasilbook.com.br
..........

Eu acredito no que Nelson Mandela disse, que tudo é sempre impossível até que alguém vai lá e faz. Eu vou ser aquele que diz pra mim mesmo "eu vou conseguir mostrar para eles". Talvez nunca tenha sido feito antes, não tem problema para mim. Mas eu vou fazer. E eu não dei ouvido para as pessoas negativas.

Arnold Schwarzenegger discursando sobre o sucesso
29/02/2020

erro




Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP