Wildcard SSL Certificates
1531
1532
1533
1534
1535
1536
1537
1538
1539
Registros (23)



O testamento de Catharina Dias mulher de Lopo Dias Cabaço foi approvado
13 de agosto de 153509/04/2024 08:58:02

p. 34, nota 6: «Quanto a ser naquella egreja vigario BalthasarAffonso, consta do testamento de Catharina Dias mulher deLopo Dias Cabaço approvado em 13 de Agosto de 1535 ..»;• p. 97: «Em 6 de Maio deste anno31 concedeu El-Rei D. Manoelalvara de cavalleiro fidalgo a Lopo Dias Cabaço morador navilla de S. Sebastião, segundo outro alvara que lhe apresentoude D. Nuno Mascaranhas capitão de Cafim, pelo qual mostrava que por o dito Lopo Dias a fazer bem de sua parte emtodas as cousas em que se com elle achava em uma cavalgadaque fizera em terra dos Mouros, e por seu merecimento que omerecia o fizera cavalleiro.,, Achamos que Lopo Dias era natural de Val de Cabaços em Portugal, e nesta ilha casado comCatharina Dias, da parentella de João Leonardes o Velho, dequem temos fallado a respeito da terra da Contenda. Faleceu em 1542 com testamento em que instituia a capella deN. S. da Encarnação na dita villa, annexando-lhe um vinculo,consideravel, que hoje se acha liberto em poder do adminis- 30 Cf. testamento de Ana Lopes pp. 22-23 31 1520Le «livro do tombo» de l’église de São Sebastião 241trador Eustaquio Francisco d’Andrade. Por uma justificação denobreza de Paulo Lopes Machado em que juraram Gaspar Pireso Velho de Santa Anna, em edade de 113 annos, e Fernando Annes que excedia de cem, consta que Lopo Dias fora o homemmais rico que viera das partes d’alem, tão rico e nobre que seuscreados serviam de juizes, e vereadores nos lugares onde moravam (Era na villa da Praia, e de S. Sebastião)».
O testamento de Catharina Dias mulher de Lopo Dias Cabaço foi approvado

Relacionamentos
-
Pessoas (1)
Lopo Dias Cabaço
5 registros / / 0 parentes
Você sabia?
“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra ? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. — Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? — Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros maírs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também ? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.

171
Em 2 de agosto de 1939 Apesar de não ter trabalhado no projeto atômico, de acordo com Linus Pauling, Einstein mais tarde teria se arrependido de ter assinado a carta.
erro
erro registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP