Wildcard SSL Certificates
1965
1966
1967
1968
1969
1970
1971
1972
1973
Registros (117)




NAO DSSS!!!



Quando Carlos Marighela foi morto, o juiz apitou para parar o jogo Corinthians 4 x 0 Santos com a bola em jogo, e todos os jogadores e torcedores foram então obrigados a cantar o Hino Nacional
4 de novembro de 196910/04/2024 18:02:58

Corinthians 4 x 0 Santos
Data: 04/11/1969
Créditos: http://futebolsocialista.blogspot.com/2017/12/em-noite-de-corinthians-e-santos.html
(futebol

O dia era bastante aclamado na imprensa esportiva brasileira pelo fato de que o craque Pelé estava há somente quatro gols de fazer o milésimo. Enquanto isso, o delegado Sérgio Paranhos Fleury esperava ansiosamente a noite do dia 4 de novembro pra poder chegar ao inimigo número um da ditadura militar. O local da emboscada foi a Alameda Casa Branca e há alguns metros dali encontrava-se o estádio Paulo Machado de Carvalho, ou simplesmente, o Pacaembu.

A partida teve entrada franca e as gerais lotaram fácil para assistir ao clássico. O Santos que vinha de um 4 a 1 em cima do Flamengo enfrentava o Corinthians que vinha de um 2 a 0 diante do Fluminense. Com o estádio lotado, torcedores que estavam nas gerais tiveram de invadir o setor das cadeiras numeradas e nisso um guarda civil foi atropelada pela multidão e caiu, se ferindo posteriormente.

Mas se o Pacaembu vivia uma noite intensa, há uma pouca distância dali, na Alameda Casa Branca pairava a "calmaria". O fato ocorreu antes do apito inicial. Marighella compareceu a dita rua para encontrar-se com os frades dominicanos no fusca e foi surpreendido por tiros de Fleury e dos militares.

Cerca de noventa minutos após o assassinato a imprensa pode saber do caso. Enquanto isso, no clássico, Ivair deu o pontapé inicial da salva de gols que o Corinthians viria a fazer, mais tarde com Rivelino em duas ocasiões e Suinge. O Peixe sobrou na noite com um gol de Edu, e Pelé teve de esperar quinze dias para alcançar o milésimo. Marighella, corintiano.

Quando veio a notícia o juiz apitou para parar o jogo Corinthians x Santos com a bola em jogo, e todos os jogadores e torcedores foram então obrigados a cantar o Hino Nacional.

Relacionamentos
-
Pessoas (1)
Carlos Marighella
15 registros
-
Cidades (1)
São Paulo/SP
3543 registros
-
Temas (2)
SC Corinthians Paulista
12 registros
Futebol
192 registros
Você sabia?
Música mais longa
*Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra ? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. — Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? — Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros maírs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também ? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.Jean de Léry (1534-1611)
8 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP