Wildcard SSL Certificates
Registros (35)

Cruz e biscainhos
25 de novembro de 154909/04/2024 21:06:57

Quando o vento (...) cessou, ficou bom o tempo com o vento de Nordeste. Levantámos então ferro e voltámos arap a terra, já mencionada. Viajámos dois dias, procurando o porto, mas não podemos reconhecel-o.

Percebemos, porém pela terra que tínhamos passado o porto porque o sol estava tão escuro, que não podíamos fazer observações, nem podiamos voltar porque o vento era contrario. Mas Deus é um salvador nas necessidades. Quando estávamos na nossa reza vespertina, implorando a protecção de Deus, aconteceu que nuvens grossas formavam-se ao sul para onde tínhamos sido levados.

Antes de termos acabado a reza, o Nordeste acalmou, de modo a não ser mais perceptível e ovento sul, apezar de não ser a época do anno em que elle reina, começou a soprar, acompanhado de tantos trovões e relâmpagos, que ficámos amedrontados. O mar tornou-se tempestuoso, porque o vento sul, de encontro ao do norte, levantava as ondas, e estava tão escuro que se não podia enxergar.

Os grandes relâmpagos e os trovões intimidavam a tripulação, de modo que ninguém sabia o que fazer, para colher as velas. Esperávamos todos perecer aquella noite, porém Deus fez com que o tempo mudasse e melhorasse; e voltámos para o logar de onde tínhamos partido naquelle dia, procurando de novo o porto, mas não podiamos- reconhecel-o, porque havia muitas ilhas ao pé da terra firme.

Quando chegávamos ao gráo 28, disse o capitão ao piloto que entrasse por detrás de uma ilha e deitasse ancora, afim de ver em que terra estávamos. Entrámos então, entreduas terras, onde havia um porto excellente, deixámos a ancora ir ao fundo e deliberamos entrar no bote para melhor explorar o porto.

CAPITULO IXD E COMO ALGUNS DE NÓS SAHIRAM COM O BOTE PARA RECONHECER OPORTO E ACHARAM UM CRUCIEIXO SOBRE UMA ROCHA. CAPUT IX.

D E COMO ALGUNS DE NÓS SAHIRAM COM O BOTE PARA RECONHECER OPORTO E ACHARAM UM CRUCIEIXO SOBRE UMA ROCHA. CAPUT IX.Foi no dia de Santa Catharina, no anno 1549, que deitámos ancora, e no mesmo dia alguns dos nossos, bem municiados, foram no bote para explorar a bahia. Começámos a pen-3° —sar que fosse um rio, que se chama Rio de S. Francisco, situado também na mesma província, porque, quanto mais nósentravamos, mais cumprido parecia.

Olhávamos de vez en quando, para ver se descobríamos alguma fumaça, porém nada vimos. Finalmente, pareceu-nos ver umas cabanas e para lá nos dirigimos. Eram já velhas, sem pessoa alguma dentro, pelo que continuámos até de tarde.Então vimos uma ilha pequena na frente, para a qual nos dirigimos, para passar a noite por pensarmos haver alli um abrigo. Quando chegamos a ilha, já era noite; mas não podíamos nos arriscar a ir para a terra, pelo que alguns dos nossos foram rodear a ilha para ver si alli havia gente; nias não descobriram ninguém.Fizemos então fogo e cortámos uma palmeira, para comer o palmito, e ficámos alli durante a noite. De manhã cedo, avançámos pela terra a dentro. Nossa opinião era que havia alli gente, porque as cabanas eram disto um indicio.

Ao avançar, vimos de longe sobre uma rocha, um madeiro, que nos parecia uma cruz e não comprehendiamos quem a podia ter posto alli. Chegámos a ella e achámos uma grande cru; de madeira, apoiada com pedras e com um pedaço de fundo de barril amarrado e neste fundo havia gravadas lettras que não podíamos lêr, nem adivinhar qual o navio que podesse ter erigido esta cruz; e não sabíamos se este era o porto onde devíamos nos reunir.

Continuámos então rio acima e levámos o fundo do barril. Durante a viagem, um dos nossos examinou de novo a inscripção e começou a comprehendel-a. Estava alli gravado em lingua hespanhola: Si VEIIU POR VENTURA, ECKYO LA ARMADA DE SU MAJESTET, TIREN UHN TIREAY AuERAN RECADO (se viniesse por ventura aqui Ia armada de su magestad, tiren un tiro y haram recado). Isto quer dizer:

Si por acaso para aqui vierem navios de sua magestade, dèm um tiro e terão resposta. Voltámos então de pressa para a cruz e disparámos um tiro de peça, continuando depois, rio acima, a nossa viagem. Pouco depois, vimos cinco canoas com selvagens, que vieram sobre nós, pelo que apromptámos as nossas armas.

Chegando mais perto, vimos um homem vestido e com barba que estava na proa de uma das canoas e nos parecia chnstão. Gritámos a elle para fazer parar as outras canoas e vir com uma só conversar comnosco. Quando elle chegou perto, perguntámos em que terra nós estávamos, a que respondeu que estávamos no porto de Schirmirein (Xerimirim), assim denominado pelos selvagens, e. para melhor entendermos, acrescentou que se chama Santa Catharina, cujo nome foi dado pelos descobridores.

Alegrou-nos muito isto, porque este era o porto que procurávamos, sem conhecer que já alli estávamos, sendo mesmo no dia de Santa Catharina. Vede, pois, como Deus soccorre aquelle que no perigo o implora com sinceridade. Então elle nos perguntou de onde vínhamos, a que respondemos que pertencíamos aos navios do Rei da Hespanha, em caminho para o Rio de Platta, e que havia mais navios em viagem, que esperávamos, com Deus, chegassem logo para nos unirmos a elles.

A isto elle respondeu que estimava muito e agradecia a Deus, porque havia três anos que ele tinha saído da província Rio de Plata, da cidade chamada Ia Sancion (Assumpção), que pertencia aos hespanhóes, por ter sido mandado a beira mar, distante 300 milhas (482,8km) do lugar onde estávamos, para fazer os Carijós, que eram amigos dos hespanhóes, plantarem raizes que se chamam mandioca e supprir os navios que disso precisassem.

Eram essas as ordens do capitão que levava as ultimas noticia para a Hespanha e que se chamava Salaser (Juan de Salazar) e que agora voltava com os outros navios. Fomos então com os selvagens para as cabanas onde elle morava, e alli fomos bem tratados.

CAPITULO XCOMO FUI MANDADO AO NOSSO GRANDE NAVIO COM UMA CANOA CHEIA DE SELVAGENS. CAPUT X.Pediu então o nosso capitão ao homem que achámos entre os selvagens que mandasse vir uma canoa, com gente que levasse um de nós ao navio, para que este também podesse vir Ordenou-me que seguisse com os selvagens ao navio, tendo nós estado tora já três noites, sem que a gente do navio soubesse que fim tínhamos levado.Quando cheguei a distancia de um tiro do navio, fizeram um grande alarido, pondo-se em defesa e não queriam que chegássemos mais perto com a canoa. Gritaram-me, perguntando como era isto, onde ficaram os outros e como é que vinha sósinho com a canoa cheia de selvagens.Callei-me, não respondi, porque o Capitão me ordenara que fingisse estar triste e observasse- o que fazia a gente do navio. Como lhes não respondi, diziam entre si: aqui ha qualquer cousa, os outros de certo estão mortos e estes agora vêm com aquelle só, para armar-nos uma cilada e tomar o navio. Queriam então atirar sobre nós, porém chamaram-me ainda uma vez.

Comecei então a me rir e disse que estivessem socegados, porque trazia boas novas, por isso permittiram que me aproximasse. Contei então o que se tinha passado, o que muito os alegrou, e os selvagens voltaram sósinhos. Seguimos logo com o navio até perto das cabanas, onde fundeamos para esperar os outros navios, que se tinham separado de nós, por causa da tempestade.

A aldeia onde moravam os selvagens chamava-se Acuttia e o homem que lá achámos chamava-se Johan Ferdinando e era Biscainho, da cidade de Bilba (Bilbao). Os selvagens eram Carios (Carijós) e trouxeram-nos muita caça e peixe, dandolhes nós anzóes en troca.

Olhávamos de vez em quando, para ver se descobríamos alguma fumaça, porém nada vimos. Finalmente, pareceu-nos ver umas cabanas e para lá nos dirigimos. Eram já velhas, sem pessoa alguma dentro, pelo que continuámos até de tarde.

Então vimos uma ilha pequena na frente, para a qual nos dirigimos, para passar a noite por pensarmos haver ali um abrigo. Quando chegamos a ilha, já era noite; mas não podíamos nos arriscar a ir para a terra, pelo que alguns dos nossos toram rodear a ilha para ver si ali havia gente; nias não descobriram ninguém.

Fizemos então fogo e cortámos uma palmeira, para comer o palmito, e ficámos ali durante a noite. De manhã cedo, avançámos pela terra a dentro. Nossa opinião era que havia ali gente, porque as cabanas eram disto um indicio.

Ao avançar, vimos de longe sobre uma rocha, um madeiro, que nos parecia uma cruz e não compreendiamos quem a podia ter posto ali. Chegámos a ela e achámos uma grande cruz; de madeira, apoiada com pedras e com um pedaço de fundo de barril amarrado e neste fundo havia gravadas letras que não podíamos lêr, nem adivinhar qual o navio que podesse ter erigido esta cruz; e não sabíamos se este era o porto onde devíamos nos reunir.

Continuámos então rio acima e levámos o fundo do barril. Durante a viagem, um dos nossos examinou de novo a inscripção e começou a comprehendel-a.Estava alli gravado em lingua hespanhola: Si VEIIU POR VENTURA, ECKYO LA ARMADA DE SU MAJESTET, TIREN UHN TIREAY AuERAN RECADO (se viniesse por ventura aqui Ia armada de su magestad, tiren un tiro y haram recado). Isto quer dizer: Si por acaso para aqui vierem navios de sua magestade, dèm um tiro e terão resposta.

Voltámos então de pressa para a cruz e disparámos um tiro de peça, continuando depois, rio acima, a nossa viagem. Pouco depois, vimos cinco canoas com selvagens, que vieram sobre nós, pelo que apromptámos as nossas armas. Chegando mais perto, vimos um homem vestido e com barba que estava na proa de uma das canoas e nos parecia chnstão.Gritámos a elle para fazer parar as outras canoas e vir com uma só conversar comnosco. Quando elle chegou perto, perguntámos em que terra nós estávamos, a que respondeu queestávamos no porto de Schirmirein (Xerimirim), assim denominado pelos selvagens, e. para melhor entendermos, acrescentou que se chama Santa Catharina, cujo nome foi dado pelos descobridores.

Alegrou-nos muito isto, porque este era o porto que procurávamos, sem conhecer que já alli estávamos, sendo mesmo no dia de Santa Catharina. Vede, pois, como Deus soccorreaquelle que no perigo o implora com sinceridade.Então elle nos perguntou de onde vínhamos, a que respondemos que pertencíamos aos navios do Rei da Hespanha,em caminho para o Rio de Platta, e que havia mais naviosem viagem, que esperávamos, com Deus, chegassem logo paranos unirmos a elles. A isto elle respondeu que estimava muitoe agradecia a Deus, porque havia três annos que elle tinhasahido da província Rio de Platta, da cidade chamada Ia Sancion (Assumpção), que pertencia aos hespanhóes, por ter sidomandado a beira mar, distante 300 milhas do logar onde estávamos, para fazer os Carijós, que eram amigos dos hespanhóes, plantarem raizes que se chamam mandioca e supprir osnavios que disso precisassem. Eram essas as ordens do capitãoque levava as ultimas noticia para a Hespanha e que se chamava Salaser (Juan de Salazar) e que agora voltava com osoutros navios.Fomos então com os selvagens para as cabanas onde ellemorava, e alli fomos bem tratados.

COMO FUI MANDADO AO NOSSO GRANDE NAVIO COM UMA CANOACHEIA DE SELVAGENS. CAPUT X.

Pediu então o nosso capitão ao homem que achámos entre os selvagens que mandasse vir uma canoa, com gente que levasse um de nós ao navio, para que este também podesse virOrdenou-me que seguisse com os selvagens ao navio, tendo nós estado tora já três noites, sem que a gente do navio soubesse que fim tínhamos levado.

Quando cheguei a distancia de um tiro do navio, fizeram um grande alarido, pondo-se em defesa e não queriam que chegássemos mais perto com a canoa. Gritaram-me, perguntando como era isto, onde ficaram os outros e como é que vinha sósinho com a canoa cheia de selvagens. Callei-me, não respondi, porque o Capitão me ordenara que fingisse estar triste e observasse- o que fazia a gente do navio.

A aldeia onde moravam os selvagens chamava-se Acuttia e o homem que lá achámos chamava-se Johan Ferdinando e era Biscainho, da cidade de Bilba (Bilbao). Os selvagens eramCarios (Carijós) e trouxeram-nos muita caça e peixe, dandolhes nós anzóes en troca. encontrou carijos, espanhois e ouro [Hans Staden: suas viagens e captiveiro entre os selvagens do Brasil]

Cotia ou cutia: “o indivíduo que come de pé, de referência ao hábito que tem o animal deste nome de tomar o alimento com as patas dianteiras”.Acutia: “indivíduo que se posta ou se assenta; alusão ao hábito do animal desse nome de se assentar para comer”. Para os índios, este animal simboliza a imprevidência preguiçosa. [Teodoro Sampaio "O Tupi na geografia nacional"]
Cruz e biscainhos

Relacionamentos
Pessoas (2)
erroc2:testeHans Staden (1525-1576)
65 registros / / 0 parentes
erroc2:testeJuan de Salazar y Espinosa (1508-1560)
17 registros / / 0 parentes
Vestido suzana
5154
281
Veja somente o lado positivo das pessoas. Quem vê apenas o lado negativo dos outros cria um inferno para só próprio. Todas as pessoas têm o lado positivo e o negativo, possuem qualidades e defeitos. E, quando reparamos nos defeitos, estes parecem manifestar-se de modo mais acento.
erro
erro registros

Procurar

Hoje na História

Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes