Wildcard SSL Certificates
1838
1839
1840
1841
1842
1843
1844
1845
1846
Registros (132)




NAO DSSS!!!



Frei Plácido de Messina ao presidente de Pernambuco barão da Boa Vista, datado de 26 de novembro de 1842, dando conta da missão de que fora encarregado no interior da província, manuscrito no arquivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano
26 de novembro de 184210/04/2024 15:56:09

"neste lugar demorei-me pela primeira vez vinte dias, pregando, confessando, baptizando ecresmando hum crescido numero de meninos; casei a infinitos que vivião na mais escandalosamancebia; mediante o Divino auxílio consegui extirpar os muitos abusos que entre aquelles povoshavião sendo hum dos mais repugnantes a troca mutua que os casados fazião de suas mulheresem prova do mais subido grau de honra a que denominavão "despique", fazendo que cada humdelles restituisse a que conservava em seu poder ao seu legitimo marido e finalmente obrigandose a seguir huma vida verdadeiramente christã e observar as máximas saudáveis que ligão oshomens em sociedade e que os tomão obedientes ás leis, ao imperador, aos seus delegados e atodas as authoridades legalmente constituídas" (Officio de frei Plácido de Messina ao presidente de Pernambuco barão da Boa Vista, datado de 26 de novembro de 1842, dando conta da missão de que fora encarregado no interior da província, manuscrito no arquivo do Instituto Arqueológico,Histórico e Geográfico Pernambucano). No "despique" parece que se refletia influência, deformada, de costume ou instituição indígena ligada a deveres de hospitalidade. Ao nosso ver seria erroconsiderá-lo "promiscuidade" ou "prostituição", como tendem a fazê-lo os estudiosos da formação social do Brasil inclinados a considerar mínima, na mesma formação, a influência dofamilismo quer patriarcal, quer extra ou antipatriarcal.
Frei Plácido de Messina ao presidente de Pernambuco barão da Boa Vista, datado de 26 de novembro de 1842, dando conta da missão de que fora encarregado no interior da província, manuscrito no arquivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano

Relacionamentos
-
Cidades (1)
sem imagem Brasil/Brasil
572 registros
Você sabia?
Isso não quer dizer que os indígenas não desenvolveram os seus próprios conhecimentos astronômicos. No único registro a respeito disso, datado do século 17, a dupla de capuchinhos franceses Claude d’Abbeville e Yves d’Évreux descreveu o povo Tupinambá do Maranhão. Eles sabiam a maioria dos corpos celestes do hemisfério e possuíam o próprio sistema de constelações. Com isso, era possível organizar calendários para marcar as estações chuvosas e as épocas de colheita. Os Tupinambá do Maranhão também já associavam as fases da Lua com as subidas e descidas das marés.
*Claude d’Abbeville e Yves d’Evreux
Sinceramente esperamos, fervorosamente rezamos, para que este poderoso flagelo da guerra possa finalmente acabar. Mas se Deus quiser que ela continue até que toda a riqueza pilhada pelos escravos, 250 anos de labuta não retribuída afunde e até que cada gota de sangue derramada pelo chicote deva ser paga por outro golpe de espada, como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.Abraham Lincoln (1809-1865)
9 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP