Wildcard SSL Certificates
1868
1869
1870
1871
1872
1873
1874
1875
1876
Registros (81)



Recursos minerais e a E.F.S. e críticas
25 de agosto de 187209/04/2024 03:02:42

"Um Agricultor Paulista de São Roque" escreve: Consideramos a via ferrea de Sorocabana como uma das empresas mais importantes, e de mais elevado alcance que rem sido tentadas nesta província.

Os importantes municípios que ela tem que servir; a quase certeza da existência de abundantes minas de carvão de pedra e petróleo na áerea da cidade em que está empresa tem a sua sede, augurão-lhe um prospero futuo.

Assim pesando, a leitura do ofício do sr. ex-engenheiro em chefe da companhia veio despertar-nos no meio dos nossos trabalhos agrícolas, e provocar-nos a fazer algumas reflexões sobre esta peça por ele dirigida á diretoria desta auspiciosa empresa.

Como o sr. dr. Firmo, sustentando a original teoria de que entre ele e a diretoria não há relações de subordinado e superior! Que estranha lembrança! Assim, em vez de ser umempregado da comoanhia, seria o sr. dr. Firmo um novo diretor efetivo da mesma.

Por mais que lhe pese não ha quem aceite tão esquisita doutrina. Sem querermos entrar na questão da indenização a que o sr. dr. Firmo diz ter direito, cuja decisão pertence as tribunais, onde a companhia se defenderá das pretenções do sr. dr., afirmamos, sem receio de ser contestados, que ninguém lhe aceitará a opinião de que entre a diretoria que o nomeou e ele que aceitou a nomeação mão ha relações de superior e subordinado.

Pela opinião que sustenta o ex-engenheiro da empresa, chega-se á seguinte absurda consequência: que ele não tinha que receber ordens da diretoria, e era senhor de "baraço" e cutelo em todas atinentes ao desempenho bom ou mal do contrato que fizera.

Uma tal interpretação do mesmo contrato importa o completo aniquilamento da missão da diretoria, e "sobrenadando" acima de todos os destroços fica a onipotência do engenheiro em chefe.

Convém que omesmo sr. dr. Firmo se recorde de que era um mero assalariado da empresa, e que a existência de um contrato não o esquivava de modo algum ao desempenho das ordens desta recebesse.

A confiança não se impõe. A diretoria posta á frente da empresa pela escolha de seus legitimos comitentes não pode ser obrigada a conservar um empregado que não lhe mereça confiança.

Não precisa demonstração a verdade inconsussa, de que os empregados da companhia não podem ausentar-se dos trabalhos da mesma sem licença, da diretoria; no entanto, o ex-engeheiro em chefe cometeu esta falta, dando-se mesmo o fato de, tendo-se excusado ao serviço por doente, ter empreedido longa viagem.

É provavel que em breve a diretoria responda ao ofício que lhe dirigiu o seu ex-engenheiro, por isso não nos alongamos nestas considerações.

O fecho do ofício do sr. dr. Firmo, em que põe em antitese a sua inteireza a dignidade, e a desconfiança da diretoria, sucitará nos ânimos imparciais esta simples reflexão, porque o sr. dr. Firmo, que tanto preza a sua dignidade e inteireza, não se demitiu?

Porque depois de demitida insiste em considerar-se engenheiro da companhia?Relevem os leitores estas toscas considerações de um pobre receio, que, vendo na companhia Sorocabana um grande elemento de prosperidade para o torrão que o viu nascer, emprega seus rudes esforços para que mal entendidos despeitos não creem obices a tão importante impresa.

Relacionamentos
-
Cidades (2)
Sorocaba/SP10973 registros
sem imagemSão Roque/SP174 registros
-
Temas (2)
Estrada de Ferro Sorocabana
136 registros
Petróleo
20 registros
Você sabia?
No primeiro século às "considerações priápicas" há que sobrepora circunstância da escassez, quando não da falta absoluta, de mulherbranca. Mesmo que não existisse entre a maior parte dos portuguesesevidente pendor para a ligação, livre ou sob a bênção da Igreja, comas caboclas, a ela teriam sido levados pela força das circunstâncias,gostassem ou não de mulher exótica. Simplesmente porque não haviana terra quase nenhuma branca; e sem a gentia "mal se pudera remediar nem povoar tão larga costa...", como em carta de 1612 mandavadizer a el-Rei Diogo de Vasconcelos.
“Adeus meu menino”, a "Tears In Heaven" imperial
k-458
61
Há duas forças que unem os homens: medo e interesse. Napoleao
Napoleão Bonaparte (1769-1821)
31 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP