Wildcard SSL Certificates
1959
1960
1961
1962
1963
1964
1965
1966
1967
Registros (78)




NAO DSSS!!!



Paulo Pence Pereira comunicou aos colegas maçons a aquisição da editora
4 de março de 196306/04/2024 02:10:25

Aleixo foi um dos instituidores da Fundação Ubaldino do Amaral, em 1963, 21 maçons da Loja Perseverança III de Sorocaba, adquiriram as ações da Editora Cruzeiro do Sul S/A,Criada para difundir a filantropia em várias frentes, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, completa hoje 49 anos. A história da instituição remonta a 31 de julho de 1964, quando integrantes da Loja Maçônica Perseverança III decidiram adquirir a Editora Cruzeiro do Sul S/A., pertencente a Hélio da Silva Freitas, também membro da loja. Ele deu conta aos companheiros da intenção de sua família de transferir o controle acionário do matutino, fundado em 1903.

O jornal era administrado pelos Freitas desde 1940, quando foi comprado por Orlando da Silva Freitas, falecido em 1954. Foi na sessão de 4 de março de 1963 da PIII, que o então venerável Paulo Pence Pereira comunicou aos colegas da aquisição da editora. Na mesma oportunidade, convidou aqueles que assim desejassem a avalizar os títulos de garantia e, assim, a contribuir com uma quantia mensal. A oferta foi aceita por 21 maçons, que se tornariam instituidores da FUA.

Único do grupo ainda vivo, o empresário Laelso Rodrigues, atualmente presidente da diretoria-executiva da instituição, conta que a escolha do nome do patrono recaiu sobre o jurista Ubaldino do Amaral Fontoura, por sugestão do historiador Aluísio de Almeida. Ele que foi um dos fundadores da Loja Maçônica Perseverança III, nasceu em Lapa, no Paraná e atuou como jornalista em Sorocaba. Logo depois, se mudaria para São Paulo e Rio de Janeiro. Advogou e teve destaca atuação política, chegando a intendente (prefeito), e senador. Encerrou sua trajetória como ministro do Supremo Tribunal Federal.

Também hoje comemoram mais um ano de existência a própria Loja Maçônica Perseverança III, que tem como presidente José Feliciano Delfino Filho, e comemora 144 anos; a Fundação Educacional Politécnica, que chega aos 3 anos, mantém o Colégio Politécnico e é presidida por Tiberany Ferraz dos Santos, e a Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da Rádio Cruzeiro FM (92,3 MHz), que tem na presidência Alexandre Issa Latuf e completa 18 anos.Laelso Rodrigues lembra que a FUA sempre priorizou as demandas sociais. "Atendemos muitas entidades e, com isso, alcançamos o estágio de inserção que buscávamos. Temos orgulho de manter obras assistenciais e apoiar aos mais necessitados. A Fundação, porém, atua em outras frentes. Desde sempre encampamos a missão de buscar, permanentemente, a verdade, ao aperfeiçoamento moral, intelectual e social, além da prática de assistência social, cultural, educacional e profissional. Temos como pilares, ainda, a assistência, qualidade, comunicação clara e eficaz, profissionalismo, ética, respeito ao meio ambiente, comprometimento com a educação e valorização de nossos recursos humanos".

Relacionamentos
-
Pessoas (2)
Ubaldino do Amaral Fontoura (1843-1920)
73 registros
José Aleixo Irmão
6 registros
-
Cidades (1)
Sorocaba/SP
10973 registros
-
Temas (1)
Maçons
905 registros
Você sabia?
Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.
“A origem das idéias”, Olavo de Carvalho, youtu.be/vjO2sixWLgk
Que me dite bem o Governo, antes de pretender retalhar a propriedade rural dos paulistas, lembrando- se de que foi também um assalto ao patrimônio privado Abolição da Escravidão no Brasil) que deitou por terra a Monarquia. Com a patriótica e espontânea colaboração dos valorosos Sargentos de nossa briosa Força Pública, a Coluna Senador Vergueiro não vacilará em sair sic) à rua para defender o patrimônio privado que, através de quatro séculos, foram acumulados pelos intrépidos Bandeirantes que bradaram bem alto "No duco, ducor

Apareceu mais (um) doido no Palco da Reforma Agrária


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP