Wildcard SSL Certificates
1729
1730
1731
1732
1733
1734
1735
1736
1737
Registros (29)



Proibia o Governador que quem quer que fosse partisse para o Cuiabá antes de a expedição seguir
10 de junho de 173309/04/2024 09:15:30

A 10 de junho de 1733 proibia o Governador que quem quer quefosse partisse para o Cuiabá antes de a expedição seguir.84 Alegara Gabriel Antunes Maciel ter encontrado em suas expedições à Vacaria, indícios veementes de ouro. Se não prosseguira na averiguação de tão auspiciosa perspectiva é que não se sentira com forçaspara enfrentar os paiaguás. Declarou-lhe o General que Sua Majestade era infenso a que se fizessem novas descobertas auríferas. No momento o que interessava era mover rija guerra aos canoeiros.Comunicou o General ao Provedor em Taubaté, da Fazenda Real,que em junho faria partir a expedição. Disporia de doze bocas de fogo(pedreiros) e 400 espingardas, abundância de munições e ferramenta.Enorme regimento redigiu o Conde General para a tropa em campanha.Entre as recomendações nele consignadas, avultavam as que recomendavam a Carvalho a maior parcimônia nos gastos.Mantimentos encontraria a coluna em Camapoã.Em Cuiabá também receberia farto aprovisionamento dos moradores ricos ali existentes a quem já se pedira auxílio. Em suma: escusar-se-ia o comandante de gastos que onerassem a fazenda real, pois sótinha que recolher as ofertas de mantimentos.Ia comandando a tropa, cujos componentes marchavam à própriacusta, para fazer serviço a Sua Majestade. Impossível seria conceber-seguerra mais forretamente conduzida. Baratíssima empresa!Depois de recomendar ao Tenente General que destruísse os paiaguás do modo mais exterminador, incitou-o Sarzedas a que prosseguisse em campanha contra os mais gentios infestadores do Cuiabá, sobretudo quanto aos bororós.Evitasse, e com o máximo cuidado, qualquer incursão em terrasda coroa de Espanha, a fim de se evitar a desarmonia entre os doismonarcas ibéricos. Qualquer infração a esta ordem severamente se castigasse. Quanto à repartição dos prisioneiros fosse feita do modo maiseqüitativo, a fim de contentar quanto possível a todos os expedicionários. Houvesse, contudo, o maior cuidado em se respeitar o quintodas presas, devido a Sua Majestade.Pouco depois endereçou Távora uma como que circular intimativa a diversos sorocabanos. Convidava-os a que partissem por seremhomens de capacidade, préstimo e cabedais.
Proibia o Governador que quem quer que fosse partisse para o Cuiabá antes de a expedição seguir

Relacionamentos
-
Pessoas (1)
Gabriel Antunes Maciel
17 registros / / 2 parentes
-
Cidades (3)
sem imagemCuiabá/MT125 registros
Sorocaba/SP10973 registros
sem imagemVacaria/RS17 registros
-
Temas (2)
Ouro
1232 registros
Caminhos até Cuiabá
25 registros
Você sabia?
, o regimento de 1603 teria surgido em função das várias dúvidas existentes em relação às minas, em especial, depois das notícias da morte do tal mineiro alemão que andava com Francisco de Souza e dos boatos de que se fundia ouro do tamanho da “cabeça de um cavalo”. Esta história do ouro do tamanho de uma cabeça de cavalo aparece em outro documento. No Libro de los sucessos del ano de 1624, alocado na BNE MSS2355) fala- se deste mineiro alemão, só que teria sido assassinado a mando dos jesuítas, que temiam que a notícia da riqueza aumentasse a servidão dos gentios.
21970
584
Em 1538... aconteceu pela Divina Providência, pois aqui achamos três cristãos, intérpretes da gente bárbara que falam bem esta língua pelo longo tempo de sua estada. Estes nos referiram que quatro anos antes um nativo, chamado Esiguara (grafado também Etiguara, Origuara, Otiguara), agitado como um profeta por grande espírito, andava por mais de 200 léguas predizendo que em breve haveriam de vir os verdadeiros cristãos irmãos dos discípulos ao apóstolo São Tomé, e haveriam de batizar a todos. Por isto, mandou que os recebessem com amizade e que a ninguém fosse lícito ofendê-los.
erro
erro registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP