Wildcard SSL Certificates
1893
1894
1895
1896
1897
1898
1899
1900
1901
Registros (38)




NAO DSSS!!!



Favela é o nome de uma árvore: A guerra de Canudos e a primeira "favela"
17 de janeiro de 189704/04/2024 16:49:34

Morro da Providência*
Data: 01/01/1897
Créditos: Rio Antigo
Foto colorida digitalmente

Favela é o nome de uma árvore que possui de 3 à 5 metros de altura. Da mesma família das seringueiras. Ela possui favos com "verrugas" e longos espinhos cáusticos que causam uma ardência forte na pele. Dizem que os espinhos dos favos, quando penetram a pele humana caminham até o coração.

Próximo ao Arraial de Canudos fica o "Morro da Favela", conhecido assim por ter muitas dessas árvores. Foi neste morro que o Exército do Governo posicionou seu canhão mais poderoso, chamado de "A Matadeira" mirando exatamente na Igreja da comunidade no ataque final.

A maioria dos soldados do Exército brasileiro, muitos forçados, foram com a promessa de que, no caso de vitória, que foi o que aconteceu, ganhariam uma casa própria. E após matarem 25 mil sertanejos, retornaram ao Rio de Janeiro e foi imediatamente ao Quartel General do Exército cobrar a promessa.

O Quartel se localizava à frente do então chamado "Morro da Providência", um morro de granito maciço. Onde já haviam alguns barracos.

Este morro se chamava Morro do Paulo Caieiro desde os anos 1600, depois passou a ser chamar Morro da Formiga, depois Morro do Livramento. E na ocasião, os soldados passaram à se referir a ele como "Morro da Providência", como que, só um milagre os faria receber a prometida casa própria ou talvez porque o Governo não tomava nenhuma "Providência".

Após meses de espera, os soldados acabam subindo este morro e construíram ali seus barracos.

Alguns historiadores dizem que os primeiros barracos foram construídos com madeira retirada das caixas que eram usadas para armazenar os canhões do exército.

Já existiam alí cerca de 100 barracos. O Morro passou então à ser chamado Morro da Favela, em alusão ao Morro em que combateram os homens de Francisco Conselheiro.
Favela é o nome de uma árvore: A guerra de Canudos e a primeira "favela"

Relacionamentos
-
Cidades (1)
sem imagemRio de Janeiro/RJ
2265 registros
-
Temas (1)
Pela primeira vez
908 registros
Você sabia?
“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra ? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. — Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? — Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros maírs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também ? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.
Pedir desculpas é a parte mais fácil. Presidente de portugal

QUEM É O ÚNICO ENVOLVIDO NO ASSALTO AO BANCO CENTRAL QUE NÃO FOI PRESO? FABIO PREVIDELLI, em aventurasnahistoria.uol.com.br
Canhão Withworth 32
Data: 01/01/1897
Créditos: darozhistoriamilitar.blogspot.com
Apelidado de "A Matadeira"
Guerra de Canudos
Data: 01/10/1897
Créditos: Flávio de Barros
Sertanejos de Canudos rendidos pela cavalaria do Exército durante a última expedição ao arraial(colorida d


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP