Wildcard SSL Certificates
.com.br






   
  Comentar  Meu álbum
Falecimento de Ignez Pedrozo
1634
  


DATA:01/01/1634 fontes
  1ª fonte  
  Data: 08/08/2023
Consulta em genearc.net


[3933]


  2ª fonte  
  Data: 27/12/2024
Consulta em genearc.net - Francisco Martins Bonilha



Inês Pedroso, em seu testamento, declara:

Deixo uma saia de tafetá roxo a Mariana Pedroso. Declaro que o padre Frei Leão, quando se foi, deixou no meu curral 24 ou 25 rezes. E, vindo ele, lhe darão o dito gado ou o dinheiro dele. Declaro que deixou também em minha casa quatro peças [escravos], das quais anda um negro no sertão e um rapaz está em casa de José Ramires. E, vindo o dito padre, se lhe entregará, que são duas moças, uma por nome Camila e, outra por nome Bárbara. E declaro que tenho em minha casa um moço por nome Valério, bastardo do dito padre Frei Leão, por lh´o deixar em sua casa, e que ela sempre o tratou como livre, e que ele pode ir para onde lhe parecer.

Declaro que devo a Hilária Vicente quatro varas de pano, e que devo à mulher de Lázaro outras quatro varas de pano de algodão.

Declaro que meu filho João Leite me deve um moço que me emprestou, o qual tornará ou se lhe descontará de sua legítima [herança].

Mando que se dê à minha irmã Isabel Pedroso uma rapariga de idade de 8 até 9 anos, para a servir. Por assim ser sua última e derradeira vontade, assim outorgou. E, por ela não saber assinar, assinei eu tabelião Ambrósio Pereira pela dita testadora.

Primeiramente que todo o gentio da terra que possuo, o tive como forro e por tal o declaro. Declaro que deixo livres e forras Generosa e Custódia, por boas obras que delas recebi, com obrigação que só a meu marido servirão em sua vida. E, por morte do dito marido ficarão forras e livres sem obrigação alguma de servidumbre, nem a filho, nem a filha, e se poderão ir para a aldeia ou para onde lhe parecer.


Inventário de Bens:

Casas da vila, que partem com casas de Geraldo Betinque: 32$000 réis.
Sítio do capão, com um tijupar de palha: 2$000 réis.
Catorze braças de chão, na vila na Rua Nossa Senhora do Carmo, [...] : 14$000 réis.
Sítio de Jagoaperuruba: 24$000 réis
[4843]



lentemp:2-1-0

1634, há 392 anos...
    Registros  (45)
    Pessoas  (52)
  Temas   (18)
Direto ao ano:
..  




  História  (33054)
  Cidades  (713)
   Imagens  (14157)
  Pessoas  (10468)
  Temas  (1478)
Direto ao ano:





TEstando

Registros
  
Imagens
  
Categorias
  
Cidades
  Hoje

Comentários
  
Mural
    
Pessoas
  

Criado por Adriano César Koboyama