Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Gregório Fernandes

51 registros



4195
lentemp22: 4 - 4195 - 27540
3711
lentemp22: 4 - 3711 - 27540
3152
lentemp22: 4 - 3152 - 27540
4196
lentemp22: 4 - 4196 - 27540
4197
lentemp22: 4 - 4197 - 27540

      1 de janeiro de 1921, sábado
Ana de Almeida
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•  Manoel Fernandes Sardinha, filho 
  •
  •
  •


Auto do inventário que mandou fazer o juiz de órfãos dom Simão de Toledo por morte e falecimento do defunto Pedro Nunes Dias em 19 de novembro de 1647, nesta vila de São Paulo, capitania de São Vicente, partes do Brasil etc., em pousadas de Diogo de Fontes, onde veio o juiz de órfãos dom Simão de Toledo com os partidores e avaliadores Manoel da Cunha e Domingos Machado para efeito de fazer o inventário dos bens que ficaram do defunto Pedro Nunes Dias, e sendo lá achou o dito Juiz a viúva Ana de Almeida, mulher que ficou do dito defunto a quem deu juramento dos Santos Evangelhos sob cargo do qual lhe encarregou que vem e verdadeiramente desse a inventário todos os bens e fazenda que ficaram por morte do dito seu marido, assim móveis como de raiz, dinheiro, ouro, prata, pessoas escravizadas, encomendas e seus procedidos, e outros quais quer bens que qual quer via e meio pertenciam a este inventário que o casal se devam ou pelo contrário ele devesse e que declarasse se o dito marido fizera testamento e os filhos que de entre ambos ficaram e por ela foi dito que o dito seu marido fizera testamento que é o que ao diante se segue e os filhos os abaixo nomeados, de que fiz este auto em que o dito juiz assinou e por ela e a seu rogo seu irmão Manoel Fernandes Sardinha, Luiz de Andrade escrivão dos órfãos o escrevi. Assino por rodo de minha irmã, Manoel Fernandes Sardinha. [Páginas 221 e 222]

Testamento de Pedro Nunes Dias

Em nome de Deus amém. Saibam quanto esta cédula de testamento virem que no ano de 1647, dia 4 do mês de julho, estando eu Pedro Nunes Dias nesta vila de São Paulo morador em as casas da morada de Diogo de Fontes doente em uma cama de doença que Deus Senhor foi servido [Página 222]

(...) Deixo que sendo Deus servido de me levar desta vida presente meu corpo sertá sepultado na Igreja matriz desta vila de São Paulo na cova de meu pai Baltesar Nunes que Santa Glória haja. E me acompanhará a bandeira da Santa misericórdia e irei na tumba dela porque se derá a esmola costumada. [Página 223]


tese 

tese
hhhtese

amortesetesssscristitesedunaotese

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.