Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
João de Almeida Prado  (n.1802)
6 registros
Antep Desc Resumo Completo 

Zoom: 10%

\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\p6177\isabela.txt
TESTE\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\p6177\isabela.txt

\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\p6177\bibliografia.txt

REGISROS: 6teste
1 Nascimento de João Tibiriçá Piratininga (Almeida Prado Junior), em Sorocaba/SP, filho de João de Almeida Prado, o Coluna e Anna de Almeida Pedroso
03/11/1802
1.1 *Livreto do Museu Histórico Sorocabano
Data: 01/01/1980

2 *João de Almeida Prado, neto de João de Almeida Pedroso, vendeu as terras ao Coronel Rafael Tobias de Aguiar
01/01/1841
2.1 *INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA
Data: 01/01/2024

Pouco antes de 1842, João de Almeida Prado, neto de João de Almeida Pedroso, vendeu as terras ao Coronel Rafael Tobias de Aguiar, o futuro Brigadeiro Tobias, que, por sua vez, doou para o senhor Francisco Xavier Paes de Barros, o Capitão Chico, quando se tornaram cunhados.
3 *Capitão Chico ganha as terras onde hoje se localiza o Zoológico, do seu cunhado, o Brigadeiro Tobias
01/01/1842
3.1 *Livreto do Museu Histórico Sorocabano
Data: 01/01/1980

Os primeiros moradores do casarão foram João de Almeida Pedroso e sua mulher, Isabel Caetano de Pilar, filha do sargento-mór Antonio Loureiro da Silva e de Ana de Almeida Leme. Pelos estudos de Aluísio de Almeida, uma das filhas deste casal, Ana, casou-se com o capitão-mór de Itu, João de Almeida Prado e conforme o costume da época, veio dar a luz na casa paterna em 1802, a João de Almeida Prado Junior, que ao estudar em Portugal, como outros brasileiros, adotou o nome de João Tibiriçá Piratininga.

Foi este quem vendeu as terras ao então coronel Rafael Tobias de Aguiar, pouco antes de 1842, pois nesse ano aqui residia o seu cunhado, Francisco Xavier de Barros, o famoso "Capitão Chico", que casou-se primeiro com Rosa Cândida e, após o falecimento desta, com sua irmão Anna Fausta Maria de Jesus de Aguiar. Com o falecimento de sua segunda esposa, casou-se pela terceira vez, com Andreza Lopes de Oliveira. [p. 7]
4 *Livreto do Museu Histórico Sorocabano
01/01/1980
mancionado eM: Nascimento de João Tibiriçá Piratininga (Almeida Prado Junior), em Sorocaba/SP, filho de João de Almeida Prado, o Coluna e Anna de Almeida Pedroso
Data: 03/11/1802
mancionado eM: *Capitão Chico ganha as terras onde hoje se localiza o Zoológico, do seu cunhado, o Brigadeiro Tobias
Data: 01/01/1842
5 *INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA
01/01/2024
mancionado eM: *João de Almeida Prado, neto de João de Almeida Pedroso, vendeu as terras ao Coronel Rafael Tobias de Aguiar
Data: 01/01/1841
mancionado eM: *Capitão Chico ganha as terras onde hoje se localiza o Zoológico, do seu cunhado, o Brigadeiro Tobias
Data: 01/01/1842
6 Capitão Mor de Itu, João de Almeida Prado, descendência. familysearch.org
23/02/2025

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.