Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Inês de Souza
4 registros
AntepassadosDescendência

Zoom: 10%

REGISROS: 4teste
1 *Ataque na Baia de Guanabara
01/01/1581
1.1 Quem foram as primeiras mulheres a chegar ao Brasil. Texto: Tiago Cordeiro, consulta em super.abril.com.br
Data: 14/04/2024

Já Inês de Souza se mostrou uma chefe militar de talento. Essa órfã foi selecionada para casar com Salvador Correia de Sá, governador da capitania do Rio de Janeiro em segundo mandato quando, em 1581, três navios corsários franceses invadiram a Baía de Guanabara. Salvador estava no interior, à caça de índios para escravizar. Inês então liderou a reação à ameaça francesa: na falta de soldados em quantidade, colocou armaduras e capacetes em jovens e mulheres e os mandou para a praia.

Diz a lenda que foi diante desse falso movimento de reação, com um volume de pessoas maior do que as forças portuguesas efetivas, que os franceses se afastaram. Não a invadiram, como possivelmente previam, e se limitaram a parar em outros pontos do litoral para negociar madeira com os indígenas.

O governador Salvador Correia não teve descendentes com Dona Inês, mas tratou como filhos legítimos os dois meninos, Martim e Gonçalo, que gerou com outra mulher, Vitória da Costa. Sinal de que o governador aceitou o casamento com a órfã, mas não levou a sério o compromisso.
2 *Memórias para a História do extinto estado do Maranhão, Tomo II
01/01/1874
3 Quem foram as primeiras mulheres a chegar ao Brasil. Texto: Tiago Cordeiro, consulta em super.abril.com.br
14/04/2024
mancionado eM: *Ataque na Baia de Guanabara
Data: 01/01/1581
4 Consulta em Wikipédia - Salvador Correia de Sá, O Velho
01/06/2025

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.