Antepassados - Descendentes
REGISROS: 21teste1 Órfãos deixaram de ficar sob tutela do tio João Moreira 08/10/16482 *Jacinto Moreira Cabral ganha terras às margens do Rio Sorocaba, no Ipanema 01/01/16603 *Estima-se que haviam 1.000 moradores em Sorocaba, sendo 300 “brancos” 01/01/16614 * Foi construída, no terreno da casa grande da Fazenda de São Francisco, uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Pópulo 01/01/1679 4.1 Roteiro percorre marcos históricos e religiosos, 14.08.2011, Carolina Santana, Jornal Cruzeiro do Sul Data: 14/08/2011
4.2 *Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXV, 1927 Data: 01/01/1927
5 Casamento de Maria de Abreu e Domingos na igreja N. Sra. da Ponte 24/08/1679 5.1 Consulta em projetocompartilhar.org Data: 24/08/1679 Francisca Cardosa casada com Cap. Domingos Leme da Silva, natural de S. Paulo, filho de Pedro Leme e Helena do Prado. Francisca testou em 08-01-1678 declarou oito filhos de seu casal. Seu testamento recebeu o cumpra-se em 11-02-1679.
Segunda vez aos 24-08-1679 em Sorocaba, Cap. Domingos casou com Maria de Abreu, filha do falecido Manoel Bezarano e Potencia de Abreu.
Sorocaba-SP Igreja N Sra da Ponte aos 24-08-1679 casei o Cap. Domingos Leme da Silva, natural da vila de S. Paulo e morador nesta vila, f.l. Pedro Leme e de Ilena do Prado, ja defuntos moradores na vila de S. Paulo = cc Maria de Abreu, f.l. de Manoel Bezarano, ja defunto e de s/m Potencia de Abreu, todos moradores nesta vila. Foram testemunhas o Cap. Manoel Frz de Abreu, o Cap.Jacinto Moreira, Maria Bicuda, Sizilia de Abreu. 6 *Os irmãos Moreira Cabral reativaram a produção de ferro no morro Ipanema 01/01/1680 6.1 *Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXV, 1927 Data: 01/01/1927 Tatuhy através da História - Tatuuvú - Tatuhú - Tatuhibi - Tatuy - Tatuhy
Foram, certamente, os bandeirantes, na sua faina de descobrir tesouros, os primeiros que, na sua passagem para o Sul, aqui estiveram, afugentando os nativos que edificaram as suas tabas, no Caguaçú e no angulo formado pelos rios Sorocaba e Tatuuvú ou Tatu-guaçú (hoje bairro da Barreira) lugares onde se encontraram cemitérios dos naturais destas paragens.
Não encontramos monumentos deixados por esses sertanejos que nos orientem sobre os primitivos habitantes de nosso município.
Entretanto, cientes pelas informações do venerado ancião, de saudosa memória, Francisco Pinto de Campos, (Chico Luciano) de que, ao redor da cruz línea, que se conserva, em seus campos, no planalto do Tatuhy-mirim e á margem esquerda do Vai-e-Vem, existiu uma povoação e que aquela cruz era a do cemitério, que se encontra atrás da respectiva capela, investigamos, com o máximo interesse e, em Azevedo Marques (Chronologia Paulista) lemos que Paschoal Moreira Cabral, em 1680, com seu irmão, o alcaide Jacinto Moreira Cabral, acompanhou Frei Pedro de Souza nas expedições do morro Araçoyaba, em busca de metais.
Os irmãos Cabral e mais Manoel Fernandes de Abreu e Martim Garcia Lumbria, autorizados por carta régia de 5 de maio de 1682, levantaram a fábrica de ferro do Ipanema, em Araçoyaba, e, diz Azevedo Marques, Cabral fundou também a povoação de Nossa Senhora Del Popolo, que existiu no distrito de Sorocaba e que, segundo a tradição, deu origem á, hoje, cidade de Tatuhy.
Ora, onde seria essa povoação de Nossa Senhora del Popolo de que não pudemos achar notícia, povoação do distrito de Sorocaba e que desapareceu, dando origem á cidade de Tatuhy?
6.2 *Revista trimensal do Instituto Histórico, Geográfico e Etmográfico do Brasil Data: 01/01/1861 No dito morro de Guracoyava extraiu, e fundiu prata Frei Pedro de Sousa, enviado para estes exames em 1680; e ao depois nela se assentou a fábrica de fundir as pedras de ferro, e aço mais excelente que se pode apetecer; e que os antigos tiveram esta manobra com diversos engenhos, que construíram, e se destruíram pelos anos de 1639 com a morte de Francisco Lopes Pinto, senhor dos ditos engenhos. Da existência de prata, pelos exames de frei Pedro de Souza, a que acompanharam os Paulistas, por cartas que receberam firmadas do real punho, o alcaide-mór Jacinto Moreira Cabral, e seu irmão o coronel Pascoal Moreira Cabral, que depois em 1719 foi o descobridor das minas do Cuyabá. (Páginas 552 e 553)
6.3 “Aspectos de Nossa Terra - Tatuhy”, F. Oscar Bergami. Revista Eu Sei de Tudo* Data: 01/03/1928
7 *“Agora finalmente descobriu-se uma grande copia de ouro, prata, ferro e outros metais, até aqui inteiramente desconhecida, como afirmam todos” 01/12/16808 Os irmãos Cabral, Manoel Fernandes de Abreu e Martins Garcia Lumbria, foram autorizados por Carta Régia a explorar os minerais existentes no morro de Ipanema 05/02/16829 “descobrira no termo da Vila de Sorocaba as minas das Serra de Birasojaba, que dista 3 léguas da dilta vila, e as minas da serra da Caatiba, que fica 2 légua” 16/03/1682 9.1 *Inventario dos documentos relativos ao Brasil existentes no Archivo de Marinha e Ultramar de Lisboa Data: 01/01/1913Luiz Lopes de Carvalho fez presente neste Conselho, que servindo de capitão da Capitania de Tinhaem, descobria no termo da vila de Sorocaba as minas da Serra de Birasojaba, que dista 3 léguas da dita vila, e as minas da serra de Caatiba, que fica 2 léguas da mesma vila, indo em sua companhia Hyacinto Moreira Cabral, Alcaide-Mór dela pelo donatário o Conde da Ilha do Príncipe e o coronel Paschoal Moreira Cabral, moradores no termo da mesma vila, aos quais devia V. A. mandar escrever para irem mostrar as ditas minas, e ajudarem com suas pessoas e escravizados ao Padre Frey Pedro; como também a Miguel Lopes de Carvalho, capitão da Capitania de Tinhaem; o Capitão Domingos de Brito Peixoto; o Capitão Pedro da Guerra, moradores todos 3 na vila de Santos: o capitão Guilherme Pompeo de Almeida; o capitão Antônio de Godoy Moreira, e o capitão Pedro de Vaz de Barros, estes moradores na vila de São Paulo, porque todos tinham posses, muitos negros, e grande desejo de servirem a V. A.
Luiz Lopes de Carvalho fez presente neste Conselho, que servindo de capitão da Capitania de Tinhaem, descobrira no termo da Vila de Sorocaba as minas das Serra de Birasojaba, que dista 3 léguas da dilta vila, e as minas da serra da Caatiba, que fica 2 léguas da mesma vila, indo em sua companhia Jacinto Moreira Cabral, Alcaide-mor dela pelo donatário o Conde da Ilha do Príncipe e o cel. Pascoal Moreira Cabral, moradores no termo da mesma vila, aos quais devia V. A. mandar escrever para irem mostrar as ditas minas, e ajudarem com suas pessoas e escravizados ao Padre Frei Pedro; como também a Miguel Lopes de Carvalho, capitão da Capitania de Tinhaem; o Capitão Domingos de Brito Peixoto; o capitão Pedro da Guerra, moradores todos 3 na vila de Santos; o capitão Guilherme Pompeo de Almeida; o capitão Antonio de Godoy Moreira, e o capitão Pedro de Paes de Barros, estes moradores na vila de São Paulo, porque todos tinham posses, muitos negros, e grande desejo de servirem a V. A. 10 Carta régia autorizando os paulistas Manuel Fernandes de Abreu, Jacinto Moreira Cabral e Martim Garcia Lombria a estabelecer fundições de ferro em Araçoiaba 05/05/1682 10.1 “Aspectos de Nossa Terra - Tatuhy”, F. Oscar Bergami. Revista Eu Sei de Tudo* Data: 01/03/1928 Os irmãos Cabral e mais Manoel Fernandes de Abreu e Martim Garcia Lumbria, autorizados por carta Régia de 5 de Maio de de 1682, levantaram a Fábrica de Ferro do Ipanema em Araçoyaba e Cabral fundou também a povoação de Nossa Senhora del Popolo, que existiu no distrito de Sorocaba e, segundo a tradição, deu origem á atual cidade de Tatuhy, que segundo Azevedo Marques (Chronologia Paulista), chamava-se Tatuhú, freguesia da província de São Paulo, no distrito da cidade de Sorocaba; um sítio agreste, ermo de gente e de casas, no princípio do século em que estamos.
10.2 *Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXV, 1927 Data: 01/01/1927 Os irmãos Cabral e mais Manoel Fernandes de Abreu e Martim Garcia Lumbria, autorizados por carta régia de 5 de maio de 1682, levantaram a fábrica de ferro do Ipanema, em Araçoyaba, e, diz Azevedo Marques, Cabral fundou também a povoação de Nossa Senhora Del Popolo, que existiu no distrito de Sorocaba e que, segundo a tradição, deu origem á, hoje, cidade de Tatuhy. Ora, onde seria essa povoação de Nossa Senhora del Popolo de que não pudemos achar notícia, povoação do distrito de Sorocaba e que desapareceu, dando origem á cidade de Tatuhy?
10.3 Roteiro percorre marcos históricos e religiosos, 14.08.2011, Carolina Santana, Jornal Cruzeiro do Sul Data: 14/08/2011 No altar principal há a lápide tumular de Frei Baraúna e a lápide evocativa de Baltazar Fernandes. Desde sua construção, a igreja serviu para sepultamentos. "O chão não era revestido, era apenas terra batida", explicou Incao. Na igreja de Sant"ana encontram-se sepultadas figuras importantes da história da cidade. Entre os exemplos pode-se citar Paschoal Moreira Cabral, que fundou a primeira igreja de Votorantim em 1679, a capela de Nossa Senhora do Pópulo. Ali também está Frei Baraúna e, possivelmente, o fundador de Sorocaba. Todos os participantes receberam apostila explicativa sobre os pontos visitados. 11 Testamento de Jacinto Moreira Cabral 18/01/1690 11.1 Consulta em projetocompartilhar.org Data: 18/01/1690
12 Jacinto Moreira Cabral, irmão de Pascoal, faleceu em Sorocaba 03/02/169013 *Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro 01/01/183914 *Revista trimensal do Instituto Histórico, Geográfico e Etmográfico do Brasil 01/01/1861 mancionado eM: *Os irmãos Moreira Cabral reativaram a produção de ferro no morro Ipanema Data: 01/01/168015 *Inventario dos documentos relativos ao Brasil existentes no Archivo de Marinha e Ultramar de Lisboa 01/01/1913 mancionado eM: “descobrira no termo da Vila de Sorocaba as minas das Serra de Birasojaba, que dista 3 léguas da dilta vila, e as minas da serra da Caatiba, que fica 2 légua” Data: 16/03/168216 *Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXV, 1927 01/01/1927 mancionado eM: * Foi construída, no terreno da casa grande da Fazenda de São Francisco, uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Pópulo Data: 01/01/1679 mancionado eM: *Os irmãos Moreira Cabral reativaram a produção de ferro no morro Ipanema Data: 01/01/1680 mancionado eM: Carta régia autorizando os paulistas Manuel Fernandes de Abreu, Jacinto Moreira Cabral e Martim Garcia Lombria a estabelecer fundições de ferro em Araçoiaba Data: 05/05/168217 “Aspectos de Nossa Terra - Tatuhy”, F. Oscar Bergami. Revista Eu Sei de Tudo* 01/03/1928 mancionado eM: *Os irmãos Moreira Cabral reativaram a produção de ferro no morro Ipanema Data: 01/01/1680 mancionado eM: Carta régia autorizando os paulistas Manuel Fernandes de Abreu, Jacinto Moreira Cabral e Martim Garcia Lombria a estabelecer fundições de ferro em Araçoiaba Data: 05/05/168218 Nossa Senhora Del Popolo 22/12/193519 Roteiro percorre marcos históricos e religiosos, 14.08.2011, Carolina Santana, Jornal Cruzeiro do Sul 14/08/2011 mancionado eM: * Foi construída, no terreno da casa grande da Fazenda de São Francisco, uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Pópulo Data: 01/01/1679 mancionado eM: Carta régia autorizando os paulistas Manuel Fernandes de Abreu, Jacinto Moreira Cabral e Martim Garcia Lombria a estabelecer fundições de ferro em Araçoiaba Data: 05/05/168220 Consulta em projetocompartilhar.org 02/03/2023 mancionado eM: Casamento de Maria de Abreu e Domingos na igreja N. Sra. da Ponte Data: 24/08/1679 mancionado eM: Testamento de Jacinto Moreira Cabral Data: 18/01/169021 Consulta em projetocompartilhar.org 07/11/2024 mancionado eM: Órfãos deixaram de ficar sob tutela do tio João Moreira Data: 08/10/1648 |
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. |