"Quanto aos Cubatões, tendo lido um antigo manuscrito sôbre o assunto e feito novas indagações, remeto esta lembrança a V. Exa., porque creio não lhe serão desagradáveis; mas duvido que o General, que gosta mais de paradas e de contradánças, que de cortar mato e. subir serras, queira ou possa sujeitar-se a ir examinar ou escolher dentre os velhos Cubatões e caminhos, o melhor para carros e seges. Provavelmente incumbirá o negócioa algum militar, que fará o que puder ou souber" (83).
83 - Na citada Coleção, lata 191, ms. 4.865, encontra-se, em letra diferente da de José Bonifácio, a "Notícia dos Cubatões Antigos", provàvelmente a mencionada na carta ao Ministro Tomás Antônio, sôbre as vias de acesso de Santos ao planalto paulista. Paulo Prado, em Paulística (São Paulo, 1925), nota 4, págs. 7-10, foi o primeiro a transcrever êsse documento, hipoteticamente atribuindo sua letra a Frei Gaspar da Madre de Deus. Mas na mesma Coleção, lata 191, ms. 4.884, também existe, na caligrafia do Andrada, não citada por Prado, nota menor sôbre "os Cubatões e passagens da serra, que havia antes de serem tapados pelo novo contrato", a qual deve conter o resultado das mencionadas "novas indagações". Cita cinco Cubatões e passagens da serra: "o atual", o Cubatão velho, mais ao sul; o Cubatão de Piassaguera; o do rio de São José; o de Pelais (Pilões?), no rio da Bertioga, para Mogi das Cruzes. Interessam, todos, à História da Viação Paulista. [Página 18 do pdf]
José Bonifácio* Data: 01/01/1838 Créditos/Fonte: Oscar Pereira da Silva (1865–1939) ((**)
ID: 1597
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.