Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Música
165 registros
1967 (ver todos)
AntepassadosDescendência

1967
Zoom: 0%


Influências Indígenas. Jornal Correio da Manhã
30/11/196721/09/2025 09:17:08

•  Imagens (31)
  
  
  



O gentio, que ouviu a primeira missa, celebrada por Frei Henrique de Coimbra, iria colocar-se sob os influxos da música religiosa européia - o coral gregoriano - mágico instrumento de conversão de que se utilizou o jesuíta José de Anchieta, aquela magnífica figura de evangelizador. E,com ele, os jesuítas Aspilcueta Navarro e Manuel da Nóbrega. Este dizia que:

"Com a música e a harmonia, atrevo-me a atrair para mim todos os indígenas da América."

Os cânticos sacros encontraram, na musicalidade natural dos indígenas, excelentes condições receptivas. Numerosos viajantes que, desde o século XVI, iriam ouvir nas suas vozes ásperas, testemunham a riqueza das práticas musicais dos donos do solo. Na Tratado Descritivo do Brasil, em 1587, Gabriel Soares de Souza escreve que:

"Os tupinambás se prezam de grandes músicos, e, ao seu modo, cantam com sofrível tom..."



  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.