O Assalto de Água Branca 01/06/192213/02/2025 06:42:31
•
•
•
O ASSALTO DE ÁGUA BRANCA Joana Vieira Sandes era a moradora mais famosa de Água Branca, uma pequena cidade alagoana situada às margens do rio Moxotó. Casada com Joaquim de Siqueira Torres, o barão da Água Branca, dona Joana era conhecida pela altivez e filhos ricos respeitados. Oito ao todo. Entre eles, um juiz de direito e um padre, aliás, o que batizou Virgolino.Ficou viúva, mas continuou poderosa e temida. Certa vez, Lampião mandou pedir 20 contos de reis a baronesa e teve como resposta: “ os 20 contos, eram para comprar bala e acertar a cabeça dele”. Lampião ficou indignado e ficou maquinando vingança. Passou um ano planejando o ataque que foi perfeito. Em junho de 1922 ele, e mais 30 homens, usando de estratégias, invadiram à casa da baronesa levando joias, roupas, 30 contos de reis, perfume, ouro e ainda cabras leiteiras. De quebra, um cordão de ouro de três metros de comprimento, mas ele nunca apareceu com essa relíquia.Essa invasão aconteceu pela manhã, bem cedo, pegando todos de surpresa, sobretudo a polícia que nada pôde fazer. E, para completar a façanha, Lampião desfilou de braço dado com a baronesa na rua, mostrando sua ousadia.O fato, deu fama a Lampião que acabara de assumir o comando do bando herdado de Sinhô Pereira. Mostrou a que veio.
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.