Recomeçaram obras para a reabertura da Estrada 01/01/188713/02/2025 06:42:31
•
•
Fica o presidente da província autorizado a despender desde já a quantia de dez contosde réis com os concertos de que carece a antiga estrada chamada Doria e com asexplorações e mais estudos necessarios para melhorar a sua direção, de modo acomunicar a cidade de S. Sebastião com o interior da provincia, e a interessar osmunicípios de S. José de Parahytinga e de Parahybuna. (ASSEMBLEIALEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO, 1883, p. 1)Não há maiores detalhes no documento que permitam entender o que seria“melhorar a sua direção”, no sentido se haveria mudança de traçado. Em 1887, Campos (2000),indica que recomeçaram obras para a reabertura da Estrada, mas que não se sabe se o andamentodas mesmas.Mesmo com esses projetos fica o indicativo de relativo abandono da Estrada,existindo vagos sinais da mesma, conforme mencionado pela Comissão Geographica eGeologica em exploração realizada em 1919 (SÃO PAULO, 1919).
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.