Wildcard SSL Certificates
  
Escravizados
Registros de 1840
1839  (4)
Anterior











ANO COMPLETO
1839  (4)
1840
4 registros
1841  (2)

ERROFONTE!!!
1 de erro
1840, quarta-feira
A história do Quilombo Cafundó inicia-se com a doação das terras em meados do século XIX, pelo senhor de escravos Joaquim Manuel de Oliveira a Joaquim Manuel de Oliveira Congo, trazido da África para o Brasil como escravo em 1840, com doze anos, para trabalhar na fazenda de Joaquim Oliveira

ERROFONTE!!!
2 de erro
1840, quarta-feira
População de Sorocaba, São Paulo e Araçoiaba
3 de erro
11 de janeiro de 1840, sábado
Testamento

1º fonte - 20/01/2024
Genealogia de Manuel José Braga. Por JOSÉ LUIZ NOGUEIRA, jlnogueira.no.comunidades.net (data da consulta)
- Padre Thomé Vieira de Almeida Lara nasceu em Vila de N® S® dos Prazeres de Itapetininga. Ele faleceu 20 de novembro de 1842 em Itapetininga-SP e foi enterrrado 21 de novembro de 1842 em Itapetininga-SP.

Thomé Vieira de Almeida Lara, padre e Domingos da Costa Jacome, légua e meia de terras de testada e três de sertão na freguesia do Paranapanema termo da Villa Itapetininga, que discorre de testadas até os mattos e pinhães do Ribeirão denominado Turvinho da parte dalém beira campo até o matto geral de Paranapanema de légua e meia de testada, ficando de permeio o ribeirão do Turvo Grande e o sertão desde o mesmo matto e Pinhal pelo mesmo Turvinho abaixo rio rumo direto até a barra do Turvo Grande no Rio Paranapanema, que terá três léguas, pouco mais ou menos, com todos os capões, restingas e logradouros.

(Livro Repertório de Sesmarias - L.22, fls 43).

Em 1785 o Padre era morador em Paranapanema. Católico, solteiro e sem herdeiros diretos, prepara o seu testamento em 11 de janeiro de 1840. Deixou os bens para os seus afilhados Luis e Francisco, filhos de seu irmão Luis Castanho de Almeida.

No testamento consta que ele possuia uma morada de casas na rua do Comércio da Vila de Itapetininga, uma morada com um rancho e um cercado além do Rio Itapetininga, no Porto da Estrada Geral, um sítio com terras lavradias na estrada que atravessa a mata do Rio Paranapanema e um sítio com cercados gramados, benfeitorias e terras lvaradias no Porto do Paranapanema. Consta ainda que tinha móveis, animais e escravos.

ERROFONTE!!!
4 de erro
15 de abril. de 1840, quarta-feira
Fábrica de Ipanema: “Manoel Teixeira é incorrigível, vadio e só de fugida paresse-me que já passa de vinte vezes”

DEUS!

  História  (33054)
  Cidades  (713)
   Imagens  (12754)
  Pessoas  (10468)
  Temas  (1478)
Direto ao ano:





Cassius Marcellus Clay Jr.
1942-2016
Cássius Clay é nome de escravo, não o escolhi, não o quero. Sou Muhammad Ali, um nome livre.

Fonte: ERRO!

.

Dúvidas, críticas ou sugestões: Adriano César Koboyama