O governo de Washington pediu ao Czar da Rússia a sua intervenção junto à corte de Espanha, para que esta cessasse de hostilizar as suas antigas colônias 01/01/182513/02/2025 06:42:31
•
Em 1825, o governo de Washington pediu ao Czar daRússia a sua intervenção junto à corte de Espanha, para que esta cessassede hostilizar as suas antigas colônias, já de fato independentes, especialmente a Colômbia e o México. E isto, dizia o secretário de estado HenryClay a Middleton, ministro americano em S. Petersburgo, porque o México e a Colômbia, prosseguindo em sua hostilidade contra a Espanha, podiam eventualmente tomar conta de Cuba e ali acabar com a escravidão.Henry Clay mandou também pedir ao México e à Colômbia que adiassema sua expedição libertadora de Cuba, e Middleton recebeu ordem para insistir junto ao Czar, chefe da Santa Aliança, porque os Estados Unidos faziam questão de impedir a independência de Cuba. Por esse tempo julgou-se que a França, então em guerra contra a Espanha, ia mandar umaexpedição a Cuba. O México e a Colômbia lembraram aos Estados Unidos o cumprimento da sua promessa contida na célebre mensagem deMonroe. Henry Clay respondeu que a mensagem continha com efeitouma promessa, mas que os Estados Unidos tinham-na feito a si mesmose não a um outro país, e que por isso nenhum país tinha o direito de exigir o cumprimento da mesma promessa.
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.