• “A História Ambiental de Sorocaba”. Fábio Navarro Manfredini, Manuel Enrique Gamero Guandique e André Henrique Rosa 1 de janeiro de 2015, quinta-feira
As primeiras notícias sobre a existência de engenhos de açúcar na região de Sorocaba aparecem por volta de 1777. O acúmulo financeiro derivado do tropeirismo possibilitou a construção de alguns engenhos de açúcar e a posse dessas propriedades caracterizava prestígio social.
O estabelecimento de grandes engenhos de cana foi realizado na serra de São Francisco e nas terras de barro preto próximas a Porto Feliz. Conforme análise de Cezar (1984, p.52):
“Interessante é que praticamente todos os tipos de solo se destinavam à cultura da cana-de açúcar. Alguns ficavam na Serra de São Francisco e Inhaíba, onde predominam os terrenos de salmourão, oriundos da decomposição do granito; à margem direita do rio Sorocaba, limites com Porto Feliz e no Caguaçu, aparecem manchas de terra popularmente denominadas de barro preto; e em Campo largo e no Araçoiaba, terra avermelhada com mais areia do que argila.”
Auto de posse 10 de janeiro de 1777, sexta-feira. Atualizado em 24/10/2025 03:33:26 • Família (1): Paulino Aires de Aguirre (avô(ó) , 1735-1798) • Cidades (3): Sorocaba/SP, Itapetininga/SP, Botucatu/SP • Pessoas (3): Manoel Joaquim da Silva e Castro, Rio Guarei, Maria de Nazareth do Nascimento Lima • Temas (2): Dinheiro$, Rio Iniambis
• Genealogia Tropeira - Vol 2 1 de janeiro de 2008, terça-feira
• Documnentos Interessantes 1 de janeiro de 1956, domingo
ANDREA! COLOR!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.