Estêvão Cardoso fez testamento a 10 de novembro de 1718 na vila de Itu, declarando naturalidade e filiação e que era irmão professo da Venerável Ordem Terceira do Carmo, na vila de Itu, em qual igreja pedia fosse sepultado. Rogou para serem seus testamenteiros ao Reverendo Padre Vigário Félix Nabor e ao filho Lourenço Cardoso.
Das várias declarações em seu testamento, deve-se destacar que possuía um sítio no termo dessa vila, na paragem chamada Apotrebu, além do rio Tietê, com casas de telha de três lanços, com as terras que se encontrarem nas escrituras; uma morada de casas de dois lanços cobertos de telha na vila de Itu, no pátio da Matriz, fazendo o outão beco; passava as peças da administração (índios), “do gentio do cabelo corredio” para o filho Lourenço Cardoso, com a condição de administrar o gentio com caridade, ensinando-lhes a santa doutrina.
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.