Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Bíblia
148 registros
1676 (ver todos)

1676

Registros  (148)
Temas  (158)
Atualizados
Recentes


Primeiro osso fossilizado de dinossauro
01/01/167604/07/2025 01:45:04

•  Fontes (2)
  



Em meados de 1676 foi encontrado na Inglaterra o primeiro osso fossilizado de dinossauro, entretanto na época ninguém tinha ideia de que se tratava de um animal pré-histórico. Consideraram então o osso como sendo de um homem gigante mencionado na Bíblia. Mais tarde, em 1815, William Buckland estudou fósseis descobertos na mesma região, mas o conhecimento já estava suficientemente maduro para entender que tais ossos pertenceram a um grande animal pré-histórico, batizado de Megalosaurus.

Em 1980, o artista suíço Giuseppe Reichmuth recebeu uma encomenda de um amigo, Albert Ernst, dono de uma galeria de arte em Zurique. Ele preparava a curadoria da exposição “Green 80”, na cidade de Basiléia, e queria algo inédito de Reichmuth. A ideia inicial foi fazer a figura de um dinossauro numa montanha. Mas o galerista insistiu em pedir algo mais pitoresco.

Foi assim que surgiu “Dinosaurier auf der Autobahn” (Dinossauro na Rodovia), um quadro que ficaria célebre nos Estados Unidos e depois no Brasil no começo da década de 1990. Ele estampou camisetas, canecas, posters. A tela original tem 90 x 120 cm e uma das placas mostra a direção justamente da Basileia.

Acontece que o quadro não deixou Reichmuth, hoje com 76 anos, rico. Ele e Ernst venderam todos os direitos da obra pelo equivalente a 4 mil francos suíços. Não há nem mesmo o nome do pintor na obra.

No Brasil, em 1990, o pintor carioca Valentim Keppk fez duas versões por encomenda da estamparia paulistana M.a.r.t.i.n.e.l.l.i, fundada em 1935. A empresa queria diversificar sua linha, antes voltada exclusivamente para estampas religiosas. Keppk fez o primeiro dinossauro numa praia. No segundo, o bichão está provocando o caos num autódromo. As estampas continuam em catálogo (são vendidas no tamanho 60 x 90 cm) e ganharam ainda a companhia de um dinossauro saindo do outdoor.


 2° fonte   

Megalosaurus, consultado em Wikipédia
16 de abril de 2023, domingo

Em meados de 1676 foi encontrado na Inglaterra o primeiro osso fossilizado de dinossauro, entretanto na época ninguém tinha ideia de que se tratava de um animal pré-histórico. Consideraram então o osso como sendo de um homem gigante mencionado na Bíblia. Somente em 1815, William Buckland estudou fósseis descobertos na mesma região, mas o conhecimento já estava suficientemente maduro para entender que tais ossos pertenceram a um grande animal pré-histórico, batizado de Megalosaurus.






  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!