Testamento de Geraldo Correa Sardinha 24/04/166825/02/2025 04:41:32
• Fontes (1)
•
•
•
Maria Soares, casada com Geraldo Correa Sardinha, explorador de minas de Guarulhos de onde extraiu muito ouro junto ao rio Baquirivu-Guaçu .O local passou a ser conhecido como “minas do Geraldo” e mais tarde por “minas velhas do Geraldo”. Em meados do século XVIII a Câmara da Vila de São Paulo mandou refazer o caminho pra este lugar (Atas). Geraldo e sua mulher tinham casa na vila de São Paulo, onde foi aberto o inventario dele aos 16-07-1669. E também sitio com casa de morada na paragem conhecida como Guaviratinga (ou Guabiratinga) onde existiria muitas arvores de araçá que dariam nome ao lugar: Guavira = um tipo de araçá, tinga=branco. Nesse lugar Geraldo Correa redigiu seu testamento e codicilio, que recebeu o “cumpra-se” aos 24-04-1668. Nele declarou que nasceu na Cidade de Braga, filho de Francisco Correa, natural da cidade do Porto e de Atanazia Sardinha, de Braga. Declarou que deu antes do casamento da neta Antonia Soares, uma gargantilha de ouro e 19 covados de tafetá, fora do dote. Essa doação ficou em suspenso por “se achar duvidoso”. Mais tarde gerou um processo entre descendentes de Geraldo e Maria e seu genro Estevão Sanches, pai de Antonia.
[3793] Geraldo Correia Sardinha, consulta em genearc.net 07/09/2021
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.