Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Apoteroby (Pirajibú)
195 registros
1652 (ver todos)
AntepassadosDescendência

1652
Zoom: 0%

EXISTE TEXTO!!!


9 de abril de 1652, terça-feiraID: 27751
Os paulistas, repartidos em quatro corpos, atacaram novamente as Mi...
Atualizado em 09/04/2025 02:13:58
•  Fontes (1)
  
  
  

1 fonte - *Questão de limites entre o Brasil e a República Argentina, submetida á decisão de Stephen Grover Cleveland, 22º e o 24º presidente dos EUA. Exposição que os Estados Unidos do Brazil apresentam ao Presidente dos EUA como árbitro, vol. II
Data: 01/01/1894

(...) um entrincheiramento de que se trata no antigo e suposto Apitereby dos Jesuítas, ou no pequeno rio a Leste que ainda hoje se conserva esse nome, o importante é que no território hoje em litígio já esses brasileiros ocupavam em 1641 uma posição fortificada, segundo o Padre Lozano, cronista da Companhia de Jesus na Província do Paraguay. Diz ele que os Guaranys das Missões, depois de tomarem o forte do Tabaty, foram atacar o do Apitereby:

"Pasaron volando á otro fuerte llamado Apiterebí, i acometiéndolo, obligaron a los Mamelucos á ponerse en fuja, dejando en él cuanto tenian de provisiones, municiones, viveres y cautivos, y se hueron tan ocupado del miedo, que jamas en adelante hasta el dia de hoy, se atrevieron á infestar la provincia del Uruguay..."

Nesta última informação enganou-se o Padre Lozano, pois ele próprio refere, em outro lugar da sua obra, que no dia 9 de março de 1652 os paulistas, repartidos em quatro corpos, atacaram novamente as Missões entre o Uruguay e o Paraná, o que é confirmado por diversos cronistas e alguns documentos ainda inéditos.

Assim, pois, além do forte do Pepiry,a que os Jesuítas chamavam a princípios Apiteriby, tiveram os paulistas nesse território outro acampamento entrincheirado. [Página 220]



9 de março de 1652, sábadoID: 30761
Teriam os paulistas, repartidos em quatro corpos, atacaram novament...
Atualizado em 10/07/2025 21:22:28
•  Fontes (1)
  



1652ID: 27953
Falecimento de Antonio Pedroso de Barros (1610-1652)
Atualizado em 25/02/2025 04:46:59
•  Fontes (3)
  
  
  


TERMINA AQUI!!!!registors: 195

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.