Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Nossa Senhora do Desterro de Santana de Parnaíba
47 registros
1651 (ver todos)

1651
Zoom: 0%


Fundação da Catedral Nossa Senhora do Desterro
15/08/165130/08/2025 01:29:29

•  Fontes (2)
  
  




  1ª fonte  
  Data: 2019

Festa recorda início de Jundiaí, a "Freguesia de Nossa Senhora do Desterro", tvtecjundiai.com.br


O povoado recebeu o nome de Nossa Senhora do Desterro e, mais tarde, por ser lugar de passagem, ponto de logística para as Bandeiras (expedições) que seguiam ao interior de São Paulo, foi nomeada Freguesia de Nossa Senhora do Desterro. Assim, a data de 15 de agosto – festa cristã católica de Nossa Senhora do Desterro -, é apontada como a provável data de fundação de Jundiaí.

Em 1651, a Freguesia foi reconhecida como povoado. A inauguração de uma capela dedicada à Nossa Senhora do Desterro, no ano de 1651, marcou o início do reconhecimento da povoação de Jundiaí. Quatro anos mais tarde, em 1655, foi elevada à categoria de Vila. Jundiaí marcava então o limite norte do povoamento da Capitania de São Vicente.
[29713]


  2ª fonte  
  Data: 2022

Padroeira de Jundiaí: Família devota conta emocionante história de intercessão pela vida da filha - tribunadejundiai.com.br


No Brasil há, segundo o historiador, duas importantes cidades que fazem menção a essa padroeira: Jundiaí e Florianópolis.

A invocação de Nossa Senhora do Desterro se dá para lembrar a fuga da Família Sagrada para o Egito, quando o rei Herodes mandou matar todas as crianças que nasceram naquela época, porque as profecias diziam que dali nasceria o Rei dos Judeus. A Sagrada Família foi ‘desterrada’, portanto, e se refugiaram em outro lugar por alguns anos. Daí o termo de Nossa Senhora do Desterro”, explica Samuel Vidilli, cientista social que desenvolveu um trabalho de escrita sobre a história de Jundiaí.

Esse significado de fuga ainda traduz para Jundiaí, como ele mesmo disse, ‘uma obra do acaso’, que remete principalmente aos imigrantes italianos, que vieram para cá no século 19 fugindo do desemprego na Europa.

Nossa Senhora do Desterro é muito comum na Itália, é a ‘Madonna dei Emigrante’. E essa é a padroeira da Vila, depois da cidade de Jundiaí. Há uma imagem do século 18 até hoje na Catedral que mostra a Sagrada Família, em fuga, para o Egito”.
[924]



  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.