Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Geografia e Mapas
878 registros
1640 (ver todos)
AntepassadosDescendência

1640
Zoom: 0%

EXISTE TEXTO!!!1 - 29109 brancos


1º de 40 registros
João Teixeira Albarnez, PORTUGALIAE MONUMENTA CARTOGRAFICA, vol. IV.
•  Imagens (2)
  
  

Ver registro




2º de 40 registros
Mapa Americae pars Meridionalis, 1640. Hendrik Hondius (1597-1651)
•  Imagens (2)
  
  

Ver registro




3º de 40 registros
Mapa “Americae nova Tabula”, de Willem & Jan Blaeu
•  Imagens (2)
•  Fontes (1)
  
  
  

1 fonte - Referências e teorias sobre o nome Itapocu. Correio do Povo, de Jaraguá do Sul. José Alberto Barbosa
Data: 14/07/1989

Ver registro




4º de 40 registros
Sorocaba já era conhecida e habitada
•  Imagens (2)
•  Fontes (2)
  
  
  

1 fonte - *Wanderson Esquerdo Bernardo, arqueólogo sorocabano
Data: 01/01/1998

Para o arqueólogo sorocabano Wanderson Esquerdo Bernardo,

Historicamente, los Tupínikin fueron los primeros del grupo Tupí a entrar em contacto com los portugueses. [...] En un mapa de 1640 de Jansenius Blaeu, vemos el sudeste de Brasil, a la altura de Trópico de Capricornio que pasa por la región de Sorocaba, habitada por los Tupinikin, al norte, margen derecha del rio Tietê poblada por los tupinambás y sur por los carijós (guaraníes). Finalmente, en 1654, cuando el conquistador portugués Balthazar Fernandes, funda Sorocaba construyendo su casagrande y una capilla, las aldeas indígenas de la región ya no existían debido a la sistemática esclavitud de sus antiguos habitantes (ESQUERDO, 1998, p. 3).

2 fonte - Fragmentos de História: índios e colonos em Sorocaba - 1769-1752, 09.2012. Erik Petschelies*
Data: 01/09/2012

O mapa de Jansenius Blaeu também pode ser encontrado na série de fascículos do jornal Cruzeiro do Sul (Figura 4), escritos por Bonadio e Frioli (2004, p. 31), para os quais O povoado do Itavuvu, elevado a vila com o nome de São Felipe, aparece neste mapa de 1640, de Guilherme Jansênio Blaeu com o nome de Philippa villa. O trabalho cartográfico a localiza corretamente num ponto próximo ao rio Sorocaba e registra a vizinhança dos Tupiniquim. A região, no entanto, é mostrada como se estivesse muito mais próxima do Paraguai do que na realidade (minhas ênfases).

As bases físicas sobre as quais se encontra o município começaram a ganhar forma há milhões de anos, com a definição geológica da bacia do rio Sorocaba, na chamada depressão periférica.

Até há pouco tempo, a historiografia sorocabana afirmava que a região em que se encontra o município de Sorocaba era habitada antes de sua fundação por índios Tupis.

A prova disso seria um mapa de Guilherme Blaeu, de 1640, em que a região de Sorocaba aparece em território Tupiniquim e as urnas funerárias encontradas na cidade.

No entanto, um estudo recente, publicado na REU (Revista de Estudos Universitários) da Uniso (Universidade de Sorocaba), demonstrou que o mapa citado como prova pela historiografia sorocabana é fraudulento, tratando-se de uma sobreposição moderna de dois outros mapas, o Plata America e provincia de Corneille Wytfliet e o Accuratissima Brasilae Tabula de Joannes Janssonius.

Além disso, sabe-se que os Tupi se localizavam na costa do Brasil e não no interior, como fica evidente no trabalho do arqueólogo Joaquim Brochado. Por fim, o importante mapa etno-histórico de Curt Nimuendaju localiza a região de Sorocaba em território Jê. Portanto, ao contrário do que afirma a historiografia sorocabana, a hipótese de que Sorocaba fosse fundada em território Tupi está completamente fora de cogitação.

Da mesma forma, a ideia de que o Peabiru cortasse a cidade de Sorocaba permitindo o comércio dos índios com os incas não passa de especulação e carece de fontes históricas e arqueológicas.

No entanto até hoje são encontradas cerâmicas indígenas. Por exemplo, durante escavações efetuadas para a instalação do sistema de esgoto em fevereiro de 2006, encontraram-se pedaços de cerâmica rústica a cerca de dez quilômetros do centro da cidade, no bairro Brigadeiro Tobias. [Página 295]

Ver registro




5º de 40 registros
Mapa do litoral sul, publicado no Atlas da Costa do Brasil
•  Imagens (1)
  
  

Ver registro




6º de 40 registros
“Americae pars Meridionalis”, Johannes Janssonius, colaboração de Hendrik Hondius (1597-1651)
•  Imagens (3)
•  Fontes (2)
  
  
  

Ver registro




7º de 40 registros
Mapa Nova totius terrarum orbis geographica ac hydrographica tabula, de Matthäus Merian
•  Imagens (1)
  

Ver registro




8º de 40 registros
Brazil: of the Noble Class, of Loves, and of Letters...., Joan Blaeu (1596-1673)
•  Imagens (1)
  
  

Ver registro



TERMINA AQUI!!!!registors: 878

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.